sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reunião de instalação do Conselho do PDRS Xingu, Conselho Gestor do Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu

O PDRS Xingu é o órgão gestor do Plano de Desenvolvimento dos municípios impactados pela construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte. A reunião iniciou tensa, diante de da presença de um grupo de manifestantes dos índios, MAB e Xingu Vivo, que se posicionavam contrários a UHE.

Depois de negociações entre governo e movimentos, três lideranças do Movimento Xingu Vivo para Sempre, tiveram o direito de fazer uso da palavra para colocarem seus pontos de vista e suas imagens de protesto, os manifestantes se retiraram sem tumultuarem a instalação do CGBM.

Em meu pronunciamento propus que a comissão da ALEPA venha a compor o CGBM. Solicitei pressa na instalação do programa especial de eletrificação (Luz Para Todos).

Solicitei, ainda, a destinação de no mínimo 30% dos serviços a serem desenvolvidos na execução da obra para as empresas locais, já que elas não têm competência instalada para vencer as grandes concorrências, observando que esse percentual não seja feito em forma de terceirização, onde as empresas externas recontratam as empresas locais e ficam com o lucro.

Por último sugeri o repasse de recursos para realização de um programa de regularização ambiental e fundiária.

Meu colega, deputado José Megale, reivindicou repasse de um percentual de imposto para o Pará por ser um estado gerador de energia. Isso implica na mudança da legislação.

O deputado federal Zé Geraldo comemorou a instalação do PDRS XINGU (Plano Regional de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu), uma estrutura do Governo Federal em ATM.

Estiveram presentes também os deputados estaduais Junior Ferrari e Ozório Juvenil, além de todos os prefeitos da região.

O conselho foi instalado pelo Johanes Ecker, da Casa Civil da Presidência da Republica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário