Por: Assessoria de Comunicação
A Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 01, autorização para o estado contrair empréstimo no valor de R$320 milhões, para a 2ª fase do projeto Ação Metrópole.
O empréstimo será contraído junto a Agência de Cooperação Japonesa (JICA), com a contrapartida estadual de R$166 milhões.
O projeto original foi encaminhado em setembro de 2010, pela então governadora Ana Júlia Carepa, mas foi “bombardeado” pelos deputados oposicionistas, principalmente pelo PSDB.
O atual governador, ao ler a mensagem do Executivo na Assembléia Legislativa, no início do ano, afirmou que o estado não tinha mais capacidade de contrair empréstimos, muito menos capacidade para pagá-los.
“Vejam só como a política é dinâmica. Quando a governadora mandou o projeto para cá (Alepa), os deputados de oposição fizeram duras críticas e campanha contra aprovação. Agora, estes mesmos deputados votam a favor do empréstimo. Quer dizer que, quando é do seu interesse, eles votam a favor, quando não, fazem oposição ferrenha, prejudicando a população do Pará”, apontou o deputado ao discursar no plenário.
Ainda em seu discurso, Faleiro disse que “continuo fazendo minhas críticas dizendo que o governador Jatene errou ao dizer, aqui nesta Casa, que o Estado não tinha capacidade de endividamento nem de pagamento de empréstimo. Mas, agora ele manda de volta o projeto, que havia retirado do Legislativo, quando assumiu o governo”.
O projeto foi aprovado, com uma emenda de plenário, para sanar um problema detectado pelo deputado Airton Faleiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário