quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DISTRITOS DO PARÁ PODEM RECEBER TELEFONIA MÓVEL E INTERNET



Assembleia Legislativa aprovou hoje projeto indicativo de lei de autoria do deputado Airton Faleiro para levar telefonia móvel e internet aos distritos e vilas dos municípios do Pará, que ainda não contam com estes serviços.

O projeto recebeu a total adesão dos parlamentares, durante a sessão ordinária na Alepa nesta quarta-feira (07), que propõe ao Governo do Estado a renúncia de um percentual da arrecadação do ICMS junto às empresas concessionárias para ser investido na implantação de sinais de telefonia móvel e internet.
“O nosso projeto está propondo que seja uma redução por tempo determinado e ao mesmo tempo condicionando que 100% dos recursos da renúncia sejam aplicados na implantação dos serviços. Não dá para pensar em desenvolvimento sem acesso a uma comunicação de qualidade”, explicou Faleiro.

Os deputados Carlos Bordalo (PT), Lélio Costa (PCdoB), Iran Lima (PMDB), Júnior Hage (PR ), Tião Miranda (PTB ), Miro Sanova (PDT ) e Eliel Faustino (PSDB) falaram durante a discussão do projeto sobre a importância da iniciativa do deputado Faleiro em contribuir com o Estado na busca pelo desenvolvimento não só de regiões do interior, mas de todo o Pará.  Segundo eles, o estado dará um grande salto com a aceitação do mesmo, que será fundamental para diminuir as distâncias regionais, levando às comunidades mais isoladas, como as ribeirinhas, a possibilidade de conexão com o mundo. E mais, a partir da implantação e expansão da telefonia móvel e da internet para estas regiões, o surgimento de novos mercados, gerando mais receitas para o Estado com a tributação de novos serviços, onde milhares de pessoas serão beneficiadas.

Para Airton Faleiro é preciso fazer no Pará o que já é lei no Rio de Janeiro e seguir o exemplo dos estados do Paraná e Espírito Santo, onde já existem projetos de lei em tramitação. Para o deputado, o Governo do Estado deve assumir a responsabilidade em ajudar a resolver o problema como parte do desenvolvimento do Pará, através da redução do ICMS dessas empresas. 

O deputado falou ainda, que o Ministério das Comunicações anunciou, durante audiência com a Caravana Oeste do Pará à Brasília, em junho deste ano, que o Governo Federal tem em curso um plano de banda larga de internet e telefonia móvel para atender 90% da população brasileira até 2018. Além da busca de parcerias com o exército brasileiro para estudar a implantação de fibra ótica submersa nos rios da Amazônia para levar internet de qualidade para as localidades mais isoladas. “Mas temos que pensar que de repente vamos ter banda larga, fibra ótica, mas não vamos ter o veículo que faz a ligação deste sistema com estas comunidades. Não existe internet, telefonia móvel sem sinal, sem antena, sem torre”, concluiu Faleiro. 

Durante a sessão foi sugerido pelos parlamentares alterações na regulamentação nacional para que as concessionárias atendam de forma obrigatória os distritos legalmente constituídos, já que hoje existe uma lacuna em que apenas as sedes dos municípios são contempladas. O projeto continuará em discussão na próxima sessão quando deve ocorrer a votação do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário