quarta-feira, 15 de abril de 2015

Relatório da MP do Seguro-Desemprego (MP 665/14) é votado hoje (15), no Senado


 

O Deputado Estadual Airton Faleiro juntamente com o Senador Paulo Rocha e o Deputado Federal Zé Geraldo, parlamentares do Partido dos Trabalhadores do Pará, defendem Medida Provisória que altera direitos trabalhistas (MP 665/14), apresentado ontem à Comissão Mista, que analisa a matéria. O relatório será votado hoje (15), às 14h30, em Brasília.

Airton Faleiro, histórico militante dos movimentos sindicais no estado do Pará ligados à CUT, defensores dos direitos trabalhistas, dialoga desde a semana passada com o Presidente da Comissão Mista que analisa o texto da MP, Deputado Federal Zé Geraldo e o Relator da medida provisória, Senador Paulo Rocha. Em Santarém, na última sexta-feira (10), os parlamentares discutiram sobre os pontos controversos em análise e Faleiro contribuiu com a articulação para a construção de um melhor texto em que se alcance as reformas necessárias para os trabalhadores.

Juntos, os parlamentares defendem que as conquistas trabalhistas devem ser defendidas e, que para isso, o Governo Federal precisa fazer alguns ajustes.  Dentre eles, a redução de 18 meses para 12 meses do período para a primeira solicitação do seguro-desemprego; carência de 90 dias, no lugar de seis meses e pagamento do abono salarial de acordo com as regras do 13º salário; e de 3 anos para um ano o período de registro de pescador para receber o seguro-defeso, concedido na época de reprodução dos peixes.

Hoje, à tarde, o debate será retomado no Senado. Paulo Rocha acredita que ainda haja possibilidades de negociar novas mudanças no texto. Entre elas, está o seguro-desemprego para quem trabalha em ambientes rurais. O senador defende a criação de uma regra diferente para quem trabalha no campo, porque nesses casos, o período de trabalho é em média de três meses.


O próximo passo será a apreciação do plenário da Câmara dos Deputados do projeto de lei de conversão, no qual a MP 665/14 será transformada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário