sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DEPUTADO ESTADUAL AIRTON FALEIRO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA JUVENTUDE EM ALTAMIRA


O Deputado Estadual Airton Faleiro participa hoje do Seminário Regional Juventude e Educação em Movimento, realizado nos últimos três dias, em Altamira, Oeste do Estado. A educação como mecanismo para inclusão social e as políticas públicasvoltadas para jovens e adultos de comunidades rurais foram os principais temas do encontro. O seminário é resultado de uma série de ações iniciadas em 2011 que incluiu a instalação de cursos de Ensino Médio e profissionalizante nas Casas Familiares Rurais dos municípios da região, com a capacitação de 1.400 jovens estudantes e a oferta de serviços de acompanhamento técnico para 1.000 famílias.




Essas atividades estão previstas no projeto “Ações Prioritárias ao Desenvolvimento do Território da Transamazônica e Xingu”, integrante do Projeto Básico Ambiental de Belo Monte (PBA), financiado pela Norte Energia. A realização do projeto consta em termo de cooperação técnica e financeira assinado pela Norte Energia e pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), priorizando o fortalecimento territorial da região da Transamazônica e do Xingu.

O seminário reune em Altamira mais de 350 estudantes de 19 municípios paraenses que são atendidos pelo Programa Educacional Casa Familiar Rural (CFR), desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Durante os quatro dias, os jovens discutiram o andamento de programas de acesso ao mercado de trabalho, de inclusão digital e de formação pedagógica na zona rural. “Nós somos os principais interessados que essas ações deem certo. Quando o alvo é o jovem do interior, nós precisamos acompanhar de perto porque disso depende o nosso futuro”, declarou Adriana Maitê, estudante do município de Tucumã, que, embora seja proveniente de cidade fora da área de influência de Belo Monte, se beneficiou do evento.






Acompanhando o seminário, Maria Oliveira, da Gerência Socioeconômica da Norte Energia, acredita no projeto como uma herança para gerações futuras. “Esse é um trabalho que tem um valor único ao investir na educação de jovens com a pedagogia da alternância. Assim, nós garantimos que ele retorne para sua comunidade e propague o conhecimento, difundindo informações, conhecimento pedagógico e técnico, oferecendo condições para que a economia dessas comunidades se fortaleça”, defendeu.

De origem francesa, a metodologia conhecida como Pedagogia da Alternância é um método que prevê a imersão dos jovens em uma semana, em período integral, nas unidades de ensino, com aulas teóricas e práticas voltadas para a produção no campo e outras duas semanas em suas propriedades, aplicando os novos conhecimentos e influenciando suas famílias sobre os métodos. Todo o trabalho é desenvolvido com acompanhamento e orientação de monitores especializados.

Assessoria de Comunicação via Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário