sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMISSÃO PARLAMENTAR DE ATUAÇÃO EXTERNA DA ALEPA TEM AUDIENCIA COM A CELPA




     
       Participei ontem, junto com meus colegas do parlamento estadual e federal, da audiência com a Celpa e o presidente do Conselho da Empresa Equatorial que comprou a concessionária paraense. Em pauta o rebaixamento da energia da Calha Norte; o programa especial para os dez municípios de Belo Monte, Juruti, além da ligação da energia para as residências do Programa Minha Casa Minha Vida em Almeirim. Discutimos ainda a execução do programa Luz para Todos no restante do estado. Acompanhe relatório da audiência.

1.       Ligação da energia para as residências do Programa Minha Casa Minha Vida em Almeirim – Ficou assegurado que as residências serão ligadas, considerando que a prefeitura já fez o pedido de viabilidade técnica e agora encaminhou o projeto técnico para análise e deliberação por parte de Celpa. Foi esclarecido ainda que não procede os boatos de que a empresa Guascor, não tem capacidade de geração para atender essa demanda.

2.     Programa especial do Luz para Todos nos dez municípios do entorno de Belo Monte – Cobramos a celeridade da execução das obras e a empresa nos informou, que tudo está em andamento e que as ordens de serviço para os municípios de Pacajá, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas serão expedidas, mas que independente disso se está dando andamento para atender a demanda destes municípios.

3.     Rebaixamento da energia da Calha Norte – ficou entendido entre as partes, de que o trecho de Oriximiná a Óbidos será o primeiro a ser executado. O licenciamento ambiental está em andamento, o projeto já foi aprovado e o material está sendo comprado. O segundo bloco que vai de Óbidos a Prainha a Celpa está com o projeto elaborado e na fase de tomada de empréstimo para a execução desse trecho.


4.     Atendimento de Monte Dourado e Almeirim - o projeto elaborado pela Celpa para atender Monte Dourado e vilas próximas, além dos grandes projetos como Jari, Cadam e Imerys será ligado através de rede de transmissão vinda do Laranjal do Jari em Macapá. Neste caso está sendo discutida parceria financeira entre a Celpa e as empresas acima mencionadas.
A sede do município será ligada a partir de uma subestação construída em Jurupari. Esse projeto aguarda a homologação da ANEEL e depende de financiamento.
5.     Juruti – O município de Juruti será atendido por meio de uma linha de transmissão passando pelo estreito de Óbidos. A rede de transmissão de energia que vem par Juruti, será a mesma que vai seguir para a cidade de Parintins no estado do Amazonas.

6.     Programa Luz para Todos no restante do Estado do Pará – A empresa informou que o programa está em andamento com certa dificuldade, pelo fato da Celpa está vivendo o processo de recuperação judicial. Isso tem atrapalhado a busca de empréstimos.

    Encaminhamentos:
A comissão externa da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, da qual eu faço parte, juntamente com a bancada federal, vai interceder junto ao governo federal, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e outros na busca de convencimento para que uma parte desses projetos seja financiados, já que a Celpa e o governo federal (Luz Para Todos) bancam a outra parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário