quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Chocolate na medida certa não faz mal à ninguém

A Assembléia legislativa aprovou nesta quarta-feira, 08, projeto de Lei de autoria do deputado Ozório Juvenil (PMDB), que cria o Selo de Certificação de origem para o cacau. O projeto foi aprovado com uma emenda substitutiva que teve importante participação do deputado Airton Faleiro (PT), que é um profundo conhecedor do assunto.
“ Quando o projeto entro na Casa, fui a tribuna elogiar a iniciativa do meu colega, mas sugeri uma emenda incluindo todos os municípios do estado, já que o texto original só contemplava alguns municípios da Transamazônica e do Xingu”
Depois de muito debate, conseguimos aprovar a emenda. No seu discurso, Airton Faleiro lembrou que, no governo de Ana Júlia Carepa, quando foi líder do governo, liderou a aprovação do Funcacau, um fundo destinado a incentivar a produção do cacau no Pará.
Airton lembrou ainda que neste período foi implantada a fábrica de chocolate em Medicilândia além da destinação do apoio do governo do estado para a produção de cacau orgânico.
“Esta Casa tem que apoiar a cultura do cacau pois somos o 2º estado produtor de cacau do Brasil e é uma planta que se adapta bem ao bioma amazônico e é produzido em mais de 90% pela agricultura familiar. Além do mais, chocolate na medida certa não faz mal a ninguém”.

2 comentários:

  1. CARNAVAL DE TROPEÇÕES EM ALTAMIRA
    O carnaval em Altamira virou um verdadeiro festival de tropeções. Sem local certo e sem obstáculos para realizar o evento, a prefeitura escolhe de forma aleatória os pontos pela cidade. O resultado disso tudo vem se refletindo na constante insatisfação de moradores, representantes religiosos, empresários.
    No Rio de janeiro, existe o sambódromo, em Manaus o boiódromo, em Belém, logo ali, a aldeia cabana, mas em Altamira, bem! aqui parece qualquer lugar é uma ótima opção para realizar a festa. O problemas é que há anos a prefeitura vem escolhendo as ruas, avenidas, calçadas e até a frente das casas para organizar, digo, montar as arquibancadas.
    A desorganização é tanta que em 2009, o evento foi realizado na Avenida Eduardo Gomes, bem ao lado de um templo religioso, em frente a uma horta e entre dezenas de residências. A confusão foi tamanha e as ações pipocaram no judiciário que em 2010, o carnaval de Altamira foi parar na Avenida Alacid Nunes. Repetindo a mesma decisão errada e esbarrando em dezenas de empresários, moradores, e outros, a prefeitura não teve outra alternativa senão mudar, mudar para a Avenida Tancredo Nesve, que em 2012 foi escolhida como palco para a folia.
    Confusão a vista, as brigas já começaram, maior avenida da cidade, detentora do maior fluxo diário de veículos, ponto comercial disputado, ao lado de duas das maiores escolas públicas e para piorar, em frente a sede do Ministério do Trabalho, a arquibancada foi palco de uma manifestação. Indignados, empresários, professores e moradores se mostraram perplexos com a total falta de organização e pelo autoritarismo com que o assunto é tratao na cidade.
    "Palhaçada, isso é uma palhaçada" gritou o empresário Marcelo Zanella que tem a maior loja do setor de construção em frente ao ponto principal dos camarotes.
    Justiça seja feita, carnaval é bom e todo brasileiro gosta, mas daí a levar a festa, a bebedeira, o mal cheiro do xixi para frente de casa, parece ser muito para qualquer cidadão. Altamira é considerada a cidade pólo da região, recebe anualmente em datas como natal e réveillon mais de 10 mil pessoas vindas de várias partes da região, em 2011 celebrou 100 anos de emancipação, mesmo assim, não tem um local para realizar grandes ventos.
    Recurso existe. Em 2011 para se ter uma idéia, o município recebeu em repasses do governo federal e estadual R$ 73.766.336,32, junte a esse valor, a arrecadação do município, os convênios de outros anos que ainda estão em andamento, os projetos e contrapartidas de Belo Monte. Agora basta dar uma olhada pela cidade e imaginar onde esse dinheiro foi para. Bom exercício!
    Enquanto isso na Avenida Tancredo Neves, as peças da arquibancada estão sendo montadas e a confusão parece longe de ter um final feliz, sabe como é, em ano de eleição, desanimar eleitor não é lá uma boa idéia. De qualquer forma, para 2013, elas (arquibancadas) vão pra onde?

    ResponderExcluir
  2. Somente para conhecimento de todos, em 2010 a Prefeitura de Altamira assinou no Ministério Publicvo um TAC Termo de Ajuste de Conduta, onde se compromete a providenciar uma aérea destinada para o carnaval, desde que seja fora de áreas residenciais e do Centro Comercial da Cidade. No ano de 2011 ja descumpriu o referido TAC ao realizar o evento na Alacid Nunes e em 2012 irá descumprir novamente ao realizar na Tancredo Neves. Ou seja; em Materia de Desorganização os organizadores do carnaval estão organizados. A ACIAPA está certissima em tomar uma providencia e cobrar na Justiça que a Prefeitura respeite as leis e as pessoas. Agora não cabe ao Bloco Me Leva ficar passando mensagens por celular incitando a violência contra pessoas que moram em Altamira, mas que não saõ filhos naturais da Cidade.
    É um dever de todos respeitar as pessoas independentemente de Cor, raça, religião, formação, filhos ou não de Altamira.
    Esse fato lamentavel é o mesmo que levou para a prisão a estudante de Direito em São Paulo que propagou na internet a discriminação contra as pessoas do Norte e Nordeste do Brasil por vatarem na Presidenta Dilma.
    O Ministério Público precisa está atento.
    Em Altamira qualquer Instituição ou Cidadão que contrarie os amceios da Prefeitura sofre represálias. Por isso Nobre Deputado, pedimos que acompanhe este caso, pois instalou-se um clima de medo nos Moradores e Comerciantes em Volta da Tancredo Neves que não são filhos de Altamnira, após as ameaçãs do Presidente do Bloco me Leva.

    ResponderExcluir