quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Luz para Todos no Assurini é real

Você já se imaginou sem energia elétrica? Quantos de nós reclamamos quando falta por algumas horas a eletricidade para assistirmos televisão ou desfrutarmos de algum eletrodoméstico?

Pois bem, existem pessoas que há mais de 10 anos aguardam pela chegada de luz às suas residências. São famílias inteiras que esperavam ansiosas fazer parte do grupo de pessoas que pode tomar água gelada da geladeira ou conservar um alimento.

O programa Luz Para Todos, do Governo Federal, retornou à região da Transamazônica e Xingu depois de quase dois anos de paralisação. Muitos ainda desconfiam se realmente isso vai acontecer. Outros não escondiam o desejo de ter eletricidade em casa.

Pessoas choravam de alegria. Elas aguardavam ansiosas pela retomada de um projeto do governo federal que atendesse a zona rural de Altamira. A retomada das obras renovou a esperança.

Durante o lançamento do Luz Para Todos, famílias conheceram um pouco mais sobre o programa. O coordenador nacional do projeto, Aurélio Pavão, esteve presente no evento. Ele garantiu o cumprimento do benefício.

O diretor da concessionária responsável pelo programa no Pará, Álvaro Bressan, explicou porque começar com o Assurini, cruzando o Rio Xingu. Segundo ele, será um desafio colocar torres no rio.

Segundo Bressan, no Pará já foram mais de 320 mil famílias beneficiadas. Nesta nova fase, mais de 20 mil ligações serão feitas, desde que se tenha acesso rodoviário.

A conquista para os moradores da zona rural acontece depois do Acampamento Xingu 2011, promovido para celebrar 20 anos de movimentos populares na transamazônica e reivindicar políticas públicas para a região.

João Batista, coordenador da Fundação Viver Produzir e Preservar, (FVPP), se disse emocionado por ver melhorias acontecendo.

O deputado Airton Faleiro afirmou que esse é um dos melhores programas criados pelo governo Lula e continuado pela presidenta Dilma. Um dos maiores projetos de eletrificação do mundo.

Fonte: Edvaldo Leite (repórter Sistema de Comunicação Santa Teresinha, Altamira, Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário