terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Inscrições para o processo seletivo 2012 da Ufopa terminam na próxima sexta-feira, 9.

Fonte: Amazônia Jornal

As inscrições para o processo seletivo 2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) terminam na próxima sexta-feira, 9. Ao todo, são ofertadas 1.200 vagas, 50 destas reservadas para candidatos indígenas, por meio de processo seletivo diferenciado. Para a seleção, a instituição utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2010 ou 2011 indicada pelo candidato no momento da sua inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet através do site www.ufopa.edu.br/processoseletivo2012.

A Ufopa se diferencia das demais universidades brasileiras porque os candidatos não escolhem de imediato o curso que desejam fazer. Primeiro, eles enfrentam a maratona do processo seletivo e depois de aprovados cursam um semestre de conhecimento geral, uma formação interdisciplinar focada na Amazônia, para depois fazer a escolha de um dos cinco Institutos: Ciência e Tecnologia das Águas, Biodiversidade e Floresta, Engenharia e Geociência, Ciências da Sociedade e Ciências da Educação - onde escolherá um dos 34 cursos de graduação oferecidos. "No primeiro semestre os nossos alunos têm um ensino interdisciplinar sobre a Amazônia e no segundo vão para os institutos, um modelo de acesso à instituição diferenciado para reduzirmos a evasão no ensino superior que está em cerca de 50%", explica o pró-reitor de Ensino e Graduação da Ufopa, José Oliveira de Aquino.

O pró-reitor orienta os candidatos a ficarem atentos aos procedimentos de inscrição pela internet, por corresponder a duas etapas: cadastro e registro do candidato. "O primeiro passo é o cadastro no sítio da Ufopa, usando o número do CPF e uma senha. Em seguida, é necessário entrar novamente na página da inscrição, usando o número do CPF e a senha escolhida, para o preenchimento do registro do candidato. Somente após a finalização do registro é que o candidato estará efetivamente inscrito no processo seletivo da Ufopa", orienta.

Pelo Edital do concurso serão admitidos, na primeira chamada, os 1.150 inscritos que tiveram as melhores notas no Enem, ou seja, superiores a zero nas provas objetivas e de Redação. A classificação será em ordem decrescente da média e em caso de empate, a coordenação obedecerá, sucessivamente, os critérios: maior nota em Redação e idade do candidato, considerando o candidato com maior idade cronológica. Para as 50 vagas reservadas a alunos indígenas, as inscrições também encerram na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário