terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Faleiro propõe criação da Região Metropolitana de Altamira

Foi protocolado na Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 20, o projeto de Complementar que cria a região Metropolitana de Altamira, envolvendo também os municípios de Brasil Novo, Vitória do Xingu, Anapu e Senador José Porfírio, de autoria do deputado estadual Aírton Faleiro (PT).

A proposta tem como objetivo a integração de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum dos municípios que integram a RM. Projeto semelhante, o da criação da Região Metropolitana de Santarém foi aprovado na Alepa. Está previsto, a nível federal, recurso específico para áreas consideradas de região metropolitana.

Pelo documento “Altamira é o centro polarizador da região sudoeste do Pará e o maior município de influência da obra de construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Os impactos sócio econômicos desse empreendimento necessitam de uma melhor articulação entre os municípios desta região para enfrentá-los”.

“Em 2011 incorporamos o município de Castanhal na Região Metropolitana de Belém e aprovamos a criação da RM de Santarém. Em 2012 temos o desafio aprovar dois projetos da mesma natureza e que tramitam na casa, o de minha autoria que cria a RM de Altamira e de autoria do deputado João Salame (PPS), que cria a RM de Marabá”, afirmou Faleiro.

Texto: Paula Portilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário