segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chiquinho de Anapu recebe título de Honra ao Mérito

Foto: Ózeas Santos/Alepa

“Este título, na verdade é fruto de um trabalho dedicado ao povo de Anapu. E é ao povo de Anapu que dedico este título, como tenho dedicado a minha vida”, disse o prefeito de Anapu, Chiquinho do PT, ao receber das mãos do deputado Aírton Faleiro o título de Honra ao Mérito, em sessão solene, ocorrida esta segunda-feira, 19, na Assembléia Legislativa.

Francisco de Assis dos Santos Sousa, conhecido como Chiquinho do PT, sindicalista, nascido em 05 de outubro de 1968, migrou para a região da Transamazônica em maio de 1979.

Em 1981 mudou-se para a então Vila de Anapu, onde passou a morar perto do local onde fica hoje a Igreja de Santa Luzia. Chiquinho do PT começou a estudar na Escola Estadual Maria das Dores, na Vila Anapu, onde cursava a segunda série do ensino fundamental, para tanto andava 10 km ida e volta pela picadinha dentro da mata, para estudar.

Em agosto de 1992, iniciou sua vida como professor na Escola Maria das Dores, contratado pela Prefeitura Municipal de Pacajá, uma experiência rica, pois lhe ajudou a fixar e criar raízes, passando a partir daí a se envolver com problemas da localidade. Em julho daquele ano passou a coordenar a campanha política na região trabalhando para o candidato do PT de Pacajá o Sr. Mario Braga, posteriormente começou a desenvolver trabalhos com os movimentos sociais de Pacajá, fazendo parte da Associação dos Lavradores da Transamazônica e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajá – STRP, além de participar da mobilização dos gritos da Amazônia.

Em agosto de 1995, Chiquinho foi eleito Delegado da delegacia regional de Anapu, onde trabalhou incansavelmente para emancipação política, realizando o plebiscito em 03 de dezembro de 1995.

A partir daí alavancou juntamente com os companheiros, trabalhando na criação do sindicato dos trabalhadores rurais de Anapu STTR. Chiquinho do PT foi escolhido pela assembleia do povo de Deus da prelazia do Xingu como o coordenador pastoral da prelazia, papel que lhe rendeu uma rica experiência, tanto espiritual como pessoal.

Em 1996, Chiquinho concorreu para prefeitura de Anapu pelo PT obtendo 25% dos votos e elegendo dois vereadores, fato esse que com sua competência foi escolhido para assumir a secretária de educação municipal de Anapu, onde realizou um brilhante trabalho.

Em setembro de 1999, Chiquinho foi novamente escolhido pelo PT para compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito juntamente com o senhor João Paraná, onde foram vitoriosos na campanha eleitoral de 2000. Como vice-prefeito concretizou uma liderança madura e respeitada no município e na região, exercendo seu mandato até maio de 2003 como articulador de uma política educacional para o município, trabalhando o fortalecimento da categoria e a construção de várias escolas, trabalhou junto com os movimentos sociais a consolidação de uma política agrícola e fundiária, através da implantação de infraestrutura nos projetos de assentamentos, trabalhou juntamente com os movimentos sociais, CPT e pastoral da terra, da criação dos projetos de assentamentos, fez uma política de oposição a administração do governo João Paraná, visto que novamente não conseguiu trabalhar em prol do povo Anapuense, como aconteceu no governo do ex-prefeito Reis.

Chiquinho do PT foi escolhido pela convenção do PT para Candidato a Prefeito nas eleições de 2008, e foi eleito com 30,24% dos votos validos. Assumindo a prefeitura em janeiro de 2009, onde posteriormente assumiu a presidência do Consorcio Belo Monte, trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento da Região, e ajudando na região no processo de preparação e licenciamento da UHE Belo Monte, através da elaboração do plano de desenvolvimento sustentável da região do Xingu, e dos planos básicos ambientais da obra. Articulando os 11 municípios da região.

Através de sua administração hoje Anapu é o município que mais se desenvolve na região do Xingu, com um crescimento acima da media do estado. Por seus investimentos na educação, na saúde, no social, na infra estrutura, na agricultura, e no lazer. Mudando a cara do município que se tornou um canteiro de obras. Gerando qualidade de vida com dignidade, Chiquinho do PT é considerado o melhor prefeito da região da Transamazônica com uma aprovação de 70% do seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário