sexta-feira, 9 de setembro de 2011

São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, realiza o Festival do Açaí

Começa hoje 26ª edição do festival no Marajó

Fonte: Portal ORM

São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, dista de Belém oito horas de barco. A viagem vale pelo tradicional Festival do Açaí, que inaugura hoje sua 26ª edição, e até domingo (11) tem extensa programação cultural, incluindo comidas típicas e competições, movimentando o município que é conhecido como "Veneza do Marajó".

Na programação do festival, os três dias serão de muita agitação, e a coordenadora da festa, Andressa Borges, está confiante na presença de até 15 mil turistas, para a cidade que tem 22 mil habitantes: "Haverá mais modalidades nas olimpíadas, e além do pudim, sorvete, bolo e bombom, tem também novas iguarias feitas com o fruto, que foram desenvolvidas por meio do curso que foi ofertado antes da festa", explica.

O açaí tem peso importante na economia local, o que cria muita expectativa em torno do festival, com as previstas apresentações de grupos folclóricos, e shows de artistas como Vaguinho DB e Gaby Amarantos. Hoje tem a alvorada, às 5h da manhã, quando a população será acordada por um som que marca o início do festival. No entanto, só às 20h15 será realizada a abertura oficial, com os shows das bandas Metal Show, Zona de Convergência, Kamayurá, Os Maias e Fruto da Terra.

Amanhã (10), a programação começa às 9h, com as Olimpíadas do Açaí. A primeira prova se divide em sete categorias: 1) quem faz a peconha mais rápido; 2) quem apanha a fruta mais rápido; 3) quem debulha mais rápido o açaí; 4) quem amassa mais rápido; 5) quem toma mais rápido dois litros de açaí; 6) qual o maior e o menor cacho de açaí; 7) qual a iguaria mais exótica feita de açaí. Haverá prêmios em dinheiro para cada modalidade.

Em seguida às competições, às 11h começam os shows de bandas de pagode e boi-bumbá, com o grupo Estrela D’alva. À noite, a partir das 23h45, sobe ao palco o cantor paraense de pagode romântico Vaguinho DB, seguido da musa do tecnomelody Gaby Amarantos.

Domingo tem canoagem e rainha da festa

Domingo (11), às 8h, tem a Corrida do Açaí, feita por canoagem. Às 19h30, haverá o concurso da Rainha do Açaí, e os shows continuam noite adentro. Meia hora depois da meia-noite, sobe ao palco a banda Fruto da Terra, para o encerramento da festa.

O transporte tradicional para se chegar ao município é o barco, disponibilizado no porto São Benedito, na Avenida Bernardo Sayão, em Belém. O transporte sai diariamente, às 19h. Como a cidade não dispõe de grande estrutura para acomodar turistas, Andressa explica que tem muita gente que aluga quartos, ou os próprios habitantes abrigam em suas casas os visitantes. "Os barcos também servem de moradia, já que a maioria do público do evento são dos municípios vizinhos como Muaná", explica a coordenadora do festival.

Um comentário:

  1. A GOTA D'ÁGUA
    Tudo ia muito bem em mais uma edição do Festival do Açai em SSBV, quando em uma atitude impensada e movida a álcool, um PM assassinou a tiro um jovem trabalhador de 24 anos. População revoltada promoveu quebra-quebra e colocou toda a guarnição militar composta de 18 homens pra correr (ou nadar) pra fora da cidade, ateou fogo no quartel e depredou delegacia local. Hospital recebeu grande numero de feridos...
    reforços já estão sendo encaminhados pra cidade e o prosseguimento do festival foi suspenso pelo prefeito Getúlio Brabo...
    Muito triste isso !

    ResponderExcluir