domingo, 4 de setembro de 2011

PT aprova limitação do número de mandatos parlamentares

Fonte: G1 com informações da Agência Estado

Delegados do PT aprovaram na noite deste sábado (3), no 4º Congresso Nacional, em Brasília, uma alteração no estatuto do partido que limita a quantidade sucessiva de mandatos de vereadores, deputados federais, estaduais e distritais e senadores.

A partir de 2014, vereadores e deputados poderão exercer três mandatos consecutivos pela legenda e senadores, dois. Os atuais detentores de mandatos legislativos entram 'zerados' na disputa de 2014.

A proposta enfrentou resistência da cúpula, e só foi dada como aprovada após três votações. O objetivo seria estimular a renovação dos candidatos do partido.

'O PT quer dar o exemplo. Nós defendemos a lista fechada e muitos argumentam contra, dizendo não haver renovação. Então nós vamos fazer isso desde já', disse o deputado federal Reginaldo Lopes (MG), um dos defensores da proposta.

Antes da discussão da limitação dos mandatos, os delegados tinham aprovado na noite de sábado a restrição da realização de prévias para definir os candidatos que disputarão eleições. A partir de agora, os diretórios poderão, por votação superior a dois terços dos filiados, impedir a consulta às bases.

O 4º Congresso Nacional do PT é fechado aos jornalistas e tem previsão de se encerrar na tarde deste domingo (4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário