segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Faleiro e Zé Geraldo participam da Festa do Boi no Rolete em Castelo dos Sonhos

Por assessorida de comunicação

O deputado estadual Aírton Faleiro e o deputado federal Zé Geraldo (ambos do PT) participaram no último fim de semana da III Festa do Boi no Rolete, tradicional evento empresarial e cultural do distrito de Castelo dos Sonhos (Altamira). Os parlamentares também cumpriram uma agenda de visita e reunião em Cachoeira da Serra, distante 40km de Castelo. Também estiveram na Festa os governadores do Pará, Simão Jatene e do Mato Grosso, Sival Barbosa.

Na visão de Faleiro a Festa do Boi No Rolete é um momento de reencontro. “Participei das primeiras edições e espero participar das próximas. É uma oportunidade de reencontrar as pessoas, comemorar as boas coisas e receber novas demandas. Esta terceira edição foi marcada pela comemoração do Asfaltamento da Br-163, que já passou pela frente da cidade e continua em ritmo acelerado. Em se tratando de demandas não vejo mais desculpas para não asfaltar as ruas dos dois distritos e nem deixar de construir o hospital, pois só de impostos – com o asfaltamento da Br-163, trecho de altamira – a prefeitura vai arrecadar mais de 6 milhões de reais. Portanto será justo esse recurso ser aplicado em Castelo e em Cachoeira da Serra”, afirmou Faleiro. Como integrante da Comissão Parlamentar para criação de novos municípios da Assembléia Legislativa, o deputado enfatizou que vai continuar empenhando esforços para a emancipação de Castelo dos Sonhos.

Segundo Zé Geraldo o evento foi bastante positivo pois além de mostrar ao público presente ao Boi No Rolete as potencialidades locais, com a presença de autoridades políticas também foi possível apresentar as demandas da região. “Foi um momento de encontro de lideranças dos movimentos sociais, do Partido (PT), autoridades, os dois governadores (do Pará e Amapá), e também um momento de mostra as reivindicações da comunidade aos representantes dos governos estadual e municipal”, disse o deputado federal. O parlamentar também aponta as três principais cobranças da região que são o asfaltamento de ruas nos dois distritos; construção de hospital e abastecimento de água. “Eu e Faleiro visitamos o assentamento Brasília, que tem um investimento de 3 milhões de reais em estradas e também debatemos com a comunidade a emancipação de Castelo dos Sonhos”, ressaltou Zé Geraldo.

O empreendedor e coordenador do PT no distrito de Castelo dos Sonhos, Aldo Boaventura, afirmou que o lado festivo do Boi no Rolete foi excelente, entretanto, lamenta ter sentido uma recepção fria das autoridades políticas com relação ao desejo de emancipação. “Minha expectativa ficou frustrada pois a questão da emancipação foi tratada de forma fria. Já com relação à gestão municipal o embate também foi fraco, pois a prefeita (Odileida Sampaio, de Altamira) não aceitas as cobranças”, disse Aldo.

Emancipação - Castelo de Sonhos é um distrito do município de Altamira, criado em agosto de 1990, com área territorial de 5.224.558,6587. Há constituídas áreas indígenas, de proteção e de expansão. O nome do distrito originou-se de uma música popular homônima, esta era muito executada na região e passou a ser usada para denominar o local. A População é de 15 mil habitantes. Nos dias atuais o ouro é uma das menores atividades econômicas existentes, sendo que o setor madeireiro ocupou o lugar de principal potencial econômico da região, vindo em seguida a agropecuária. O distrito conta hoje com um rebanho bovino aproximado em 240.000 cabeças quase a totalidade da raça Nelore. Concentra a renda da atividade na venda de animais para o abate no estado vizinho do Mato Grosso, já que não existem abatedouros sob serviço de inspeção de qualquer ordem na região. O turismo também é aposta para a região, devido a matas virgens existentes, cachoeiras, rios, serras e montanha. Castelo dos Sonhos tem como rio o Rio Curua. O desejo de emancipação levou ao envio de um projeto que hoje tramita na Assembléia Legislativa. (Fonte: castelodossonhos.com.br)

Um comentário:

  1. PARABÉNS PARA ELES, SEMPRE ESTAO SE DEDICANDO PARA AJUDAR O DISTRITO DE CASTELO DE SONHOS, MUITO OBRIGADO PELO PRESTIGIO E PELO CARINHO QUE TEM COM A POPULAÇAO E COM A ASSOCIAÇÃO VALE DO GARÇA, OBRIGADO 10 VEZES POR PRESTIGIAREM TODOS OS ANOS NOSSA FESTA E NOSSO POVO.NAO IMPORTA O QUE FALAM OS OUTROS MAS SIM O QUE A GENTE CONHECE DE VERDADE AS PESSOAS QUE FAZEM O QUE PODEM POR NOS........FIQUEM COM DEUS E VOLTEM SEMPRE

    ResponderExcluir