quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sobre a criação do Tapajós e Carajás

Em entrevista à Rádio Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 11, o deputado do PT, Airton Faleiro, manifestou sua opinião sobre a aprovação do plebiscito para a criação dos estados do Tapajós e Carajás.

Eu creio que há uma distância muito grande entre aprovar o plebiscito e ter votos para aprovar a criação de novos estados. Em conversa com moradores das regiões alcançadas pelo plebiscito, vejo que há muita humildade para dialogar com o eleitor da região metropolitana de Belém, que não será emancipada, na busca do seu convencimento para votar favoravelmente na criação do estado do Tapajós.

Outro tema que os moradores falam é: pergunte ao povo da região de Belém, como eles se sentiriam morando, por exemplo, em Jacareacanga, Castelo dos Sonhos ou Juriti e que ficam longe dos centros de decisão, do poder. Jacareacanga fica a 400 km, depois de Itaituba, já na fronteira com o estado do Amazonas.

As pessoas querem estar perto do poder e, por isso, creio que não há disposição de se impor uma vontade e sim abrir um diálogo, na busca do convencimento. Estar perto do poder significa estar mais perto para cobrar e ter suas demandas atendidas.
O que nós queremos é sempre melhorar a vida do povo.

Eu, por exemplo, tive votos em 119 municípios do Pará, mas tenho família e ação política na região do Tapajós. Numa hipótese de criação deste estado, eu ficaria naquela região. Vão ser criadas novas vagas para governo, senado e deputados federais e estaduais.

Agora, tem a disputa política e o surgimento de novas lideranças. Se vou para o Tapajós, abro vaga aqui. Também tem outra questão. Vocês acham que com a criação de dois estados e o aumento da representação amazônica no Congresso Nacional, as bancadas de outras regiões do país vão ficar quietas?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário