quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festival do Porantim é patrimonio Cultural e imaterial do Pará

Texto: Ascom Aírton Faleiro

A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira,11, projeto de Lei de iniciativa do deputado Airton Faleiro, que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, para o estado do Pará, o Festival do Porantim.

O festival é realizado desde 1998, no município de Medicilândia, na Transamazônica, e nasceu da iniciativa de professores e estudantes em homenagear os 500 anos de descobrimento do Brasil.

O Porantim foi criado para divulgar a história dos índios, primeiros habitantes do Brasil, e, é claro as tribos indígenas da região da Transamazônica e Xingu.

O festival cresceu nestes 12 anos em que acontece e hoje é uma festa que envolve os municípios da região. Todos os anos uma tribo indígena é homenageada. A festa aborda os aspectos culturais, sociais, folclóricos e musicais dos indígenas. São dois dias de evento e uma das principais finalidades é manter viva a cultura e as lutas dos povos indígenas.

“Tão importante quanto a manifestação cultural é o componente expresso no festival que são as lutas de interesse de cada tribo”, disse Airton Faleiro, da tribuna ao defender a aprovação do seu projeto. "O parlamentar recordou que aquela região já passou por dua grandes migrações: a vinda da população ribeirinha e a chegada da colonização. A região passará agora por um terceiro ciclo de migração, com a construção de Belo Monte. Daí a importãncia de eventos culturais como o Porantim que resgatam a historia e as lutas das populações indigenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário