terça-feira, 10 de maio de 2011

Faleiro polariza debate na Alepa sobre criação de novos estados

Texto: Ascom Aírton Faleiro

O debate sobre a criação de novos estados (Tapajós e Carajás) voltou a esquentar o clima no plenário da Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 10. Na tribuna, o deputado Aírton Faleiro defendeu um processo organizado, democrático e responsável para tratar do tema. “Temos que ter uma responsabilidade muito grande. Temos que ter cuidado para não acabar prestando um desserviço à sociedade, passando informações erradas”, disse Faleiro.

O parlamentar também enfatizou o papel da Alepa neste processo afirmando que o parlamento deve liderar nos vários municípios e localidades os debates levantando as duas posições - contra e a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás – para com isso proporcionar um nivelamento de informações à toda a sociedade. “O primeiro trabalho na Casa deve ser o de nivelar os entendimentos técnicos sobre o assunto, para não sairmos numa defesa irresponsável. Temos que ter o cuidado de observar que esse debate não é partidário e observar também que não podemos correr o risco de prestar um desserviço à sociedade na euforia da defesa de nossas idéias”.

Faleiro mencionou em seu discurso que na semana passada, quando esteve em Rurópolis, por ocasião também do aniversário deste município, participou do Seminário sobre a criação do estado do Tapajós, o primeiro evento após a autorização do Congresso nacional para a realização de plebiscito. “No seminário ouvi várias argumentos que mostram que o novo estado não irá inviabilizar o que já existe. Não podemos engessar a discussão ou discriminar quem pensa diferente. Quem vai decidir é a população e cabe a nós levar as informações corretas sobre o asunto”, ressaltou Faleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário