terça-feira, 17 de maio de 2011

Faleiro propõe comissão interparlamentar para ajudar Abaetetuba


Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Antônio Cidadão

Formar uma comissão composta por deputados federais, estaduais, vereadores e entidades da sociedade civil para buscar recursos e encaminhar pedidos de melhorias nas áreas de segurança, educação, e saúde, foi a principal decisão tomada durante o I Fórum Legislativo Municipal, que aconteceu na segunda-feira, 16, no município de Abaetetuba, distante 160 km de Belém.

A proposta, feita pelo deputado Airton Faleiro (PT), foi aprovada por unanimidade pelos onze vereadores municipais e parlamentares federais e estaduais presentes no encontro.

Durante o evento, foi lançada a campanha “Aqui também tem gente de bem”, que visa resgatar a auto-estima do povo de Abaetetuba, que vem sofrendo intensa crítica da imprensa, principalmente pelo tráfico de drogas no município.
“Precisamos, urgentemente, de um posto fixo da Polícia Federal aqui, para fazer frente ao contrabando, à pirataria e ao tráfico de drogas”, afirmou Elias Kempner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba.

A campanha “Aqui também tem gente de bem”, foi idealizada pelo empresário Claudinho Sereni, que todos os anos leva mais de 6 mil jovens para a avenida no período carnavalesco, com os blocos Hyabadabado e Pimenta. “Nosso carnaval é marcado por temas em defesa do meio ambiente e com as notícias apenas negativas sobre nosso município, qual é o pai ou mãe que vai deixar seu filho vim brincar aqui. Por isso, precisamos mostrar que a maioria do nosso povo é gente de bem e trabalhadora”, afirmou Sereni.

Outro entusiasta da campanha foi o desembargador Felício Pontes. “Lí a matéria da campanha em O Liberal no sábado e como sou filho da terra, fiquei feliz em saber que nosso povo está reagindo de forma inteligente. Sou daqui e sei que tem muita gente de bem aqui”, afirmou o desembargador durante a plenária.

A campanha foi lançada, no plenário, pela prefeita Francinete Carvalho. Presentes ao evento, o deputado federal Claudio Puty (PT), os estaduais do PT Airton Faleiro, Claudio Bordalo e Edilson Moura, Nilma Lima (PMDB), Ana Cunha (PSDB) e Fernando Coimbra (PMDB), também apoiaram a campanha. A senadora Marinor Brito mandou como representante o ex-senador José Nery, que é de Abaetetuba.

Reivindicações
Os moradores apresentaram aos parlamentares 16 reivindicações em nível estadual, entre elas a conclusão de obras de infraestrutura urbana, já iniciadas no governo anterior, construção do hospital regional, máquinas de hemodiálises, construção do estádio olímpico. Na praia de Beja, os munícipes querem, policiamento, asfaltamento da estrada que leva ao local e conclusão da orla. Pontes, pavimentação de ruas são outras reivindicações.

Do governo federal, os moradores querem a construção do cais da cidade, implantação da Universidade Federal do Tocantins, construção de um sistema de distribuição de energia elétrica, principalmente na região das ilham, que somam 72, infraestrutura e saneamento urbano, ampliação e reestruturação do hospital Santa Rosa. No total, são 17 pleitos.

“É por isso que vamos juntar nossas representações parlamentares em nível federal, estadual e municipal, para que assim, possamos ter mais força para encaminhar estas demandas aos governos federal e estadual”, afirmou o deputado Airton Faleiro.

Histórico
Abaetetuba tem uma área de 1.613,09 quilômetros quadrados e está localizada no nordeste do estado, na micro região Tocantina. É vizinha do complexo industrial de Vila do Conde e é o oitavo município mais populoso do Pará, com 141.100 mil habitantes.

Deste total, 82.998 mil vivem na zona urbana e 58.102, na rural. A praia de Beja, principal cartão postal do município tem mais de mil moradores fixos.
O município tem mais de 80 mil eleitores. O poeta João de Jesus Paes Loureiro e a atriz Dira Paes e o ex-jogador da Seleção Brasileira, Geovani, são apenas alguns de seus filhos ilustres.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostaríamos de convidá-lo a participar do lançamento do Blog do Vereador Marquinho, juntamente com outras mídias sociais.
    O evento será realizado amanhã(18), no plenário da Câmara Municipal de Belém, às 18h. Travessa Curuzú, 1755 - entre Almirante Barroso e Rômulo Maiorana.
    Contamos com a sua presença!

    ResponderExcluir
  2. Airton,
    Bem que o Claudio poderia disponibilizar parte de seu patrimônio para ajudar os serviços de Abaetetuba. Carnaval é uma vez no ano e pelo que sabemos ganha-se muito dinheiro com a venda de abadás, fora as levadas que são feitas durante o ano. Com certeza será uma ATO DE CIDADANIA. Porque Abatetuba está mesmo precisando, até o IML que foi deixado pela ex governadora para acudir as vítimas nas horas precisas está para fechar as portas e olha com partidos do mesmo lado. Salve! Salve! Abaeté, terra do mé!

    ResponderExcluir