quinta-feira, 19 de maio de 2011

Casas Familiares Rurais querem que modelo de gestão diferenciada prevaleça








Texto e fotos: Assessoria de Comunicação


Representantes das Casas Familiares Rurais do Estado estiveram na Secretaria de Educação (Seduc) com o objetivo de discutir o novo modelo de convênio apresentado pelo órgão às Casas e também a situação dos repasses atrasados devidos às instituições. O grupo contou com o apoio dos mandatos dos deputados Zé Geraldo, federal e Aírton Faleiro, estadual, ambos do PT.

Na proposta da Seduc, o modelo coloca as escolas em regime de convênio, com coordenação da secretaria. As CFR´s defendem que sejam mantidas a gestão e administração pedagógica das escolas. Já os recursos a serem repassados às Casas e que estão em atraso estão direcionados a manutenção da CFR e remuneração dos professores.

O grupo foi recebido pelo secretário adjunto de Ensino, Cláudio Ribeiro, que ouviu a pauta de reivindicações. Durante a conversa foi decidido que os representantes das CFR´s irão compor uma comissão que irá estudar o convênio a ser firmado com a secretaria, afim de fazer os ajustes necessários e também levantar o montante dos 6 meses de recursos que ainda não foram repassados às CFR´s e que de acordo com Leônidas Martins, presidente da Associação das Casas Familiares Rurais do Pará (Arcafar) deve se aproximar dos R$ 500 mil. Na próxima terça-feira esse relatório será discutido junto com uma equipe de técnicos da Seduc, para que se chegue a um acordo.

Cláudio Ribeiro disse que a pedagogia da alternância é uma realidade e que as Casas Familiares Rurais têm um papel insubstituível na educação de uma importante parcela da sociedade paraense. A mesma pauta foi entregue nesta tarde ao secretário de Educação Especial do Ministério da Educação, Carlos Abicalil e também será entregue na próxima segunda-feira, 23, ao procurador da República, Felício Pontes Jr, numa expectativa de conseguir o apoio do MEC e da Procuradoria da República.


Nenhum comentário:

Postar um comentário