segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festival do Cacau de Medicilândia

O Festival do Cacau de Medicilândia, na Transamazônica, começa nesta hoje,(30), com uma grande programação que só termina no dia 5 de setembro.

A abertura será na Câmara Municipal com a presença do Secretário Estadual de Agricultura, Cássio Pereira, superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Raymundo da Silva Mello Júnior e produtores.

Haverá cursos profissionalizantes sobre poda e manejo do cacau, administração rural e cooperativismo, palestras e oficinas sobre as oportunidades do agronegócio do cacau na Transamazônica e leilões eletrônicos. No dia primeiro será realizado um Dia de Campo na Estação Paulo Dias, a 100 km da cidade.

Atrações culturais e shows sertanejos, além da escolha da Rainha do Cacaufest, entre outros prometem atrair diariamente um público estimado em três mil pessoas para Medicilândia nesta semana.

O auge do Cacaufest será a inauguração da primeira fábrica de chocolate da Amazônia, em Medicilândia. A agroindústria terá capacidade para processar 360 toneladas de amêndoas por ano com uma produção acima de 400 toneladas de chocolate, gerando inicialmente, 10 empregos diretos e mais de mil indiretos. Uma cooperativa, formada por 60 produtores capacitados, vai administrar a fábrica por meio de gestão compartilhada com representantes do estado, município e a ONG Fundação Viver, Produzir e Preservar.

Os 11 municípios da Transamazônica produzem 40 mil toneladas de amêndoas de cacau, ou 70% da produção estadual, que é de 56 mil toneladas. Medicilândia é o maior produtor do Pará, com 16 mil toneladas. Em todo o estado onze mil famílias estão envolvidas na atividade cacaueira, 7 mil só na Transamazônica.

Fonte: Sagri

Um comentário: