quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Primeira fábrica de chocolate da Amazônia será inaugurada no Pará

O Pará recebe no próximo dia 4 a primeira fábrica de chocolate da Amazônia, que será inaugurada no município de Medicilândia na região da Transamazônica. A agroindústria foi construída com incentivo do governo do estado e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). "A agroindústria faz parte do esforço do governo em consolidar uma agricultura fortalecida com culturas permanentes, com longo período de utilização do solo, como a lavoura cacaueira", disse o secretário de Agricultura, Cássio Alves Pereira.

Uma cooperativa agroindustrial foi criada para administrar a fábrica, por meio da gestão compartilhada, integrada por 60 cacauicultores dos municípios de Medicilândia, Brasil Novo e Uruará. Os produtores foram cadastrados em seis oficinas de sensibilização promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Os gestores da agroindústria farão um diagnóstico da produção, determinando o tipo de cacau a ser beneficiado para garantir a qualidade e as características do chocolate paraense.

A agroindústria terá capacidade para processar 360 toneladas de amêndoas por ano com uma produção acima de 400 toneladas de chocolate, gerando inicialmente, 10 empregos diretos e mais de mil indiretos. A cooperativa será autônoma, mas haverá um conselho de monitoramento da produção formado por representantes do estado, municípios, sindicatos rurais e da Ong Fundação Viver Produzir e Preservar, formando a gestão compartilhada.

Excelência - Os trabalhadores e gestores da fábrica foram capacitados para atuar na produção agroindustrial do chocolate. Devido a excelência do cacau paraense, o produto orgânico cultivado na Transamazônica de forma ecologicamente correta ganhou certificação internacional e conquistou o mercado externo. É considerado a melhor matéria prima do mundo em padrão, aroma, tamanho e peso, além de ter o melhor ponto de fusão para a fabricação de chocolates finos porque possui 23% a mais de gordura que as espécies cultivadas em outras regiões.

O Pará é o segundo maior produtor brasileiro de cacau, perdendo apenas para a Bahia. Em 2009 a produção do estado chegou a 56 mil toneladas, um crescimento de 20% nos últimos três anos. Os 11 municípios da Transamazônica produzem 40 mil toneladas, ou 70% da produção estadual. Medicilândia é o maior produtor da região, com 16 mil toneladas. Com uma área plantada de 69 mil hectares, a expansão da lavoura no Pará é de 10 mil hectares por ano. Em todo o estado onze mil famílias estão envolvidas na atividade cacaueira, sete mil só na Transamazônica.

No Brasil um dos principais importadores do cacau orgânico paraense é a empresa de cosméticos Natura. A comercialização começou ainda em 2008 quando foram vendidas as primeiras 50 toneladas de amêndoas. Neste ano serão comercializadas 100 toneladas só para a Natura, que lançou no mês de maio, em Altamira, uma linha de sabonetes exclusiva, feita com cacau orgânico da Transamazônica.

No mercado internacional a fábrica de chocolates finos Zooter, da Áustria, já compra o cacau orgânico do Pará para a confecção de seus produtos. Outros países do mercado europeu já demonstraram interesse na compra do cacau orgânico do Pará.

Fonte: Ascom Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário