terça-feira, 3 de novembro de 2015

DIA NO LEGISLATIVO COM RESULTADOS POSITIVOS PARA O MANDATO DO DEPUTADO AIRTON FALEIRO



Na plenária de hoje (3), em sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, foram aprovados dois requerimentos de autoria do deputado Airton Faleiro.

O 1º requerimento solicita a revogação do inciso VI do artigo 1º da Portaria Interministerial 192, que trata da suspensão do período e do seguro defeso. O segundo propõe uma sessão especial para discutir a trafegabilidade no estado do Pará.

No dia 5 de outubro deste ano, os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente publicaram uma portaria conjunta que 
suspende o período e o seguro defeso. Na prática, a portaria libera por completo a pesca de várias espécies de peixes mesmo que elas estejam em período reprodutivo ou em extinção, suspendendo também a ajuda financeira temporária do governo federal de um salário mínimo mensal aos pescadores tradicionais nesse período. O parlamentar entende que pode ser feita a revisão de Portarias que trata sobre o assunto, sem a suspensão do Defeso. E por esta razão propõe a revogação desta portaria  que vai assegurar o direito ao Seguro Defeso por parte dos pescadores artesanais paraenses, além de evitar maiores danos à biodiversidade.




Paralelamente, o deputado Faleiro propôs audiência pública para tratar da trafegabilidade, por ser este tema tão presente na vida dos paraenses e de extrema importância para o estado do Pará, seja no deslocamento diário das pessoas e/ou no escoamento de produtos. “Se faz necessário abrir a Casa de Leis ao público para debater sobre o planejamento dos governos federal e estadual no tocante às vias que assegurem a trafegabilidade como base da logística para o desenvolvimento em todas as regiões do estado, bem como a trafegabilidade rural das vias municipais”, conclui o parlamentar.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário