quinta-feira, 30 de abril de 2015

ALEPA ENTREGA TÍTULO HONORÍFICO DE "CIDADÃO DO PARÁ" AO PRESIDENTE NACIONAL DA OAB

O deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Pará -Alepa, entregou na noite desta quarta-feira (29), o título honorífico de "Cidadão do Pará" ao presidente nacional da OAB Dr. Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Título este concedido pela Alepa e de autoria do Deputado Airton Faleiro em homenagem  à iniciativa da OAB em ter escolhido o estado do Pará para sediar a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB.

O Deputado Faleiro explica que este título foi concedido ao Dr. Marcus Vinícius pelo fato dele, através da OAB do Brasil, ter dado atenção especial ao Estado do Pará, em eventos e atividades relacionadas ao combate de violações dos direitos humanos. E         ao mesmo tempo, por prestigiar e valorizar os conteúdos dos debates realizados na conferência, que ocorreu nesta capital, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Hangar entre os dias 27 e 29. O Dr. Marcus Vinícius presidiu a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB, que conta como Presidente da OAB estadual, Dr. Jarbas Vasconcelos. "Parabenizo, em especial, à mesa de abertura em que se expressou um posicionamento político da ordem em fazer frente e contrapor ao que a própria OAB chamou de avalanche de retrocessos desenhados, em particular, no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados, bem como, o movimento político na sociedade que busca retroceder conquistas e direitos de classe", explicou Airton Faleiro.
Considerado um dos principais eventos para a advocacia e a sociedade civil, a conferência promovida pela OAB Nacional e pela OAB Pará, reuniu, nesses últimos três dias, milhares de pessoas, importantes pensadores e lideranças da sociedade civil em Belém, que debateram sobre o tema "Efetivação dos Direitos da Igualdade", onde foram apresentados 8 painéis, 12 fóruns e diversas audiências públicas, além de 3 conferências magnas. O evento contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, do ministro da Justiça Eduardo José Cardoso e do presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB Wadih Nemer Damous Filho.

Marcus Vinícius Furtado é advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (1993), com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. Filho do escrivão judiciário Sérgio Coelho e da professora primária Maria Doracy, Marcus Vinícius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense. Eleito para o seu quarto mandato consecutivo no Conselho Federal, onde foi Secretário-Geral na última gestão, desempenhou funções de presidente da Comissão Nacional de Legislação e de presidente da Coordenação do Exame de  Ordem Unificado. É membro da Comissão de Juristas para a elaboração do novo Código de Processo Civil e da Comissão do Senado responsável pelo no texto do Código Eleitoral. É ainda autor dos livros "Direito Eleitoral e Processo Eleitoral" (Editora Renovar - 3ª edição), "Processo Civil Reformado" (Editora Forense) e "A inviolabilidade do Direito de Defesa" (Editora Del Rey). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), já tendo composto a Comissão de Direito Constitucional da entidade (Fonte: site OAB Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário