sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CÂMARA DOS DEPUTADOS VAI DISCUTIR EM BRASÍLIA SITUAÇÃO DA UFOPA



Um dos pontos principais a serem discutidos diz respeito à gestão do dinheiro repassado pelo governo federal à UFOPA

Foi aprovado ontem por unanimidade na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, na Câmara dos Deputados, um requerimento apresentado pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA) pedindo convocação de uma audiência pública para debater e socializar questões referentes ao andamento das atividades na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O parlamentar pede, no documento, a presença do Ministério da Educação, do reitor e do vice-reitor da UFOPA e de representantes de movimentos sociais para debater as dificuldades que a Universidade tem enfrentado nos seus primeiros quatro anos. A data da audiência será definida na próxima reunião da Comissão, semana que vem.

Um dos pontos principais a serem discutidos diz respeito à gestão do dinheiro repassado pelo governo federal à UFOPA. A administração do recurso não tem agradado aos alunos, professores e funcionários da Universidade, que reclamam de pouca transparência e de investimentos falhos. De acordo com o registrado no requerimento, até o final de 2012 foram gastos R$ 300 milhões pela Universidade, sendo 60% em pagamentos de pessoal e 40% para pagamentos de infraestrutura.
O petista explicita a insatisfação “generalizada” no documento submetido aos votos da Comissão. Segundo o observado pelo parlamentar, há, na Universidade, má gestão pedagógica e má gestão dos recursos públicos, “tendo em vista que o desempenho da UFOPA não corresponde aos milhões investidos até agora”.

De acordo com o vice-reitor, Clodoaldo dos Santos, da UFOPA, há precariedade de estrutura, “com falta de laboratório, de salas pra estudo e uma biblioteca muito pobre”, disse, justificando a necessidade da audiência sugerida pelo requerimento. O dinheiro repassado pelo governo, segundo Clodoaldo, não chegou às salas de aula e demais instalações do campus da Universidade, localizada em Santarém, no Baixo Amazonas.

O vice-reitor reclama também que os processos de decisão dentro da Universidade são extremamente centralizados. “As decisões tomadas para a Universidade não são compartilhadas com a comunidade acadêmica. E isso é muito ruim para uma Universidade que está em processo de implantação”, disse. Para Clodoaldo a gestão precisa ser transferida para outro reitor. “Não há mais legitimidade para essa administração. Está tudo ruim. É inadmissível que esse reitor prossiga no cargo, sustentando o que tem acontecido na UFOPA”, completou.

O atual reitor da Universidade, o professor José Seixas, é pro tempore, ou seja, temporário. A UFOPA ainda não realizou eleições para reitor, mas José Seixas já ocupa o cargo por quase quatro anos e planeja continuar nele, mesmo com as reclamações que vem sendo feitas. Zé Geraldo sublinha no documento entregue à Comissão que há urgência na realização de um processo eleitoral democrático.

A professora e ex-vice-reitora Raimunda Monteiro endossa o pedido do deputado e o posicionamento do atual vice-reitor. Ela também pede imediatismo nas eleições para que o reitor seja substituído. “E agora que o Ministério da Educação interveio e deu um prazo de 90 dias para que as eleições aconteçam, a reitoria finalmente organizou uma comissão eleitoral para realizar o processo”, comentou. “O problema é que esse processo está sendo organizado apenas por pessoas ligadas à atual administração, sem ninguém de fora”, acrescentou a professora, questionando se o processo será realmente democrático.

Segundo a professora, o debate sugerido pelo deputado será importante para que os alunos, professores, funcionários e outros usuários da Universidade possam relatar os problemas acumulados nos primeiros anos da UFOPA. “Nós tivemos poucos canais para relatar o que tem acontecido aqui, precisamos de um momento como esse (a audiência pública) para informar ao governo e ao povo o que tem acontecido na UFOPA. E isso precisa vir acompanhado de eleições”, completou.

Assessoria de Comunicação via Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário