quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Audiência pública sobre barco "Abaré" com boas notícias para comunidades do Tapajós



Realizada na sala VIP da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a Audiência Pública sobre o barco "Abaré" foi presidida pelo Deputado Estadual Airton Faleiro, proponente do encontro, e contou com a presença do também deputado estadual Nelio Aguiar, representando o prefeito de Santarém, Alexandre Von, da prefeita de Belterra, Dilma Serrão, de Océlio Barbosa, representante da prefeitura de Aveiro, do coordenador da ONG Saúde e Alegria, Caetano Scannavino, da chefe da Divisão de Convênios do Ministério da Saúde no Pará, Vilma Monteiro, da Diretora de Política de Atenção Integral à Saúde, Dione Cunha, do diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Manoel Imbiriba e Nonato Verício, assessor parlamentar do deputado federal Zé Geraldo.  


Após duas horas de debates, a audiência pública sobre o barco "Abaré" resultou em boas notícias para as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e Floresta Nacional do Tapajós. A primeira é a de que o barco voltará a partir de setembro a levar atendimento médico a essas populações. A segunda é de que se conseguiu aglutinar parcerias entre a Assembleia Legislativa, Governo do Estado e prefeituras de Aveiro, Belterra e Santarém para se conseguir audiência em Brasília junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a agilização da compra do barco pelo Governo Federal para que seja garantida definitivamente a atenção à saúde das comunidades. 


Entre as resoluções definidas pela audiência pública, está o reconhecimento da importância da manutenção dos serviços do programa de saúde fluvial no rio Tapajós, bem como a ampliação deste modelo para toda a região amazônica. Recomenda que se encontre solução definitiva por meio da aquisição do barco pelo Governo Federal. Recomenda pela necessidade de destinação de maiores e novos aportes de recursos para o custeio dos serviços. Sugere que o barco "Abaré" também sirva de hospital escola em parceria com universidades, envolvendo governos federal e estadual. 



"Cumprimos nossa missão de reunir todos os atores envolvidos na questão e agora vamos trabalhar para conseguirmos audiência junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que o Governo Federal possa agilizar a aquisição do barco e garantir definitivamente o atendimento médico às comunidades do Rio Tapajós", concluiu o deputado estadual Airton Faleiro.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário