quarta-feira, 13 de março de 2013

Na imprensa hoje: 43 municípios do Pará recebem 114 médicos



Foto: Arquivo do mandato

43 municípios do Pará recebem 114 médicos
Quarta-Feira, 13/03/2013, 08:31:43

Fonte: Diário do Pará

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou ontem (12) em Belém do acolhimento e da aula inaugural, no auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), aos médicos que atuarão no Pará pelo Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab).

O Pará é o Estado que mais vai receber médicos do Provab na Região Norte. Serão 114 profissionais para 43 municípios. “O Provab é uma oportunidade, onde damos uma bolsa de R$ 8000 mensais aos médicos para que eles trabalhem em locais vulneráveis como municípios do interior e áreas de periferia”, explicou Alexandre Padilha.

O contrato desses médicos é de um ano, mas pode ser prolongado. Todos os que se inscreveram farão pós-graduação, por meio da qual atuarão nas equipes de Atenção Básica, sob acompanhamento de supervisores das Universidades do Estado do Pará (Uepa) e Federal do Pará (UFPA). Para o ministro, esse é um grande avanço no histórico de médicos no interior do Pará: “O programa foi lançado em 2011 e, no ano passado, o Pará recebeu apenas nove médicos. O crescimento é visível”.

A recém-formada em Medicina pela Uepa, Érica Batista, está em período de adaptação no município de Santa Bárbara. “É muito bom participar desse programa porque no final você recebe uma pontuação que vai ajudar na hora da disputa da residência. Além disso, o apoio para o interior do Pará será imenso”, explica a médica, que está consciente da responsabilidade que recebeu.

Segundo dados do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA), existem 6.529 médicos em todo o Pará, mas 73,87% destes estão concentrados na capital. Alguns municípios, como Faro e inclusive Santa Bárbara, que está na Região Metropolitana de Belém, têm apenas um médico para atender toda a população. Os médicos já estão trabalhando desde o dia 1º de março.

A coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, Ilma Pastana, afirma que essa carência deverá ser minimizada. “Esse programa com certeza vem para acabar com a carência de médicos, que é realidade no interior do Pará”, explicou. Os médicos serão auxiliados pelo Telessaúde Brasil Redes, programa do MS que promove orientação aos profissionais da Atenção Básica através de teleconsultorias com núcleos especializados.

O Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Salles, apresentou aos médicos os principais requisitos do programa e alertou para o controle que será feito: “Todos serão avaliados de três formas: por um supervisor, que vale 50% da nota, 30% serão determinados pelo gestor e pela equipe e 20% será por autoavaliação”.

Profissionais que cumprirem as atividades estabelecidas pelo programa e receberem nota mínima de sete terão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “Para ter acesso a essa bonificação tem que fazer jus. Por isso, vamos fazer uma cobrança efetiva da carga horária desses profissionais”, concluiu Mozart Salles. Na região Norte são 241 médicos em 99 municípios. Em todo o Brasil, serão 4.392 médicos nos serviços de atenção básica, chegando a 1.407 cidades brasileiras.


O ministro visitou a Ilha do Combu, acompanhado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e negou ser candidato ao governo do Estado em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário