terça-feira, 12 de março de 2013

114 novos médicos para o interior do estado do Pará por meio do Provab


Na Ufpa o ministro em aula com os médicos acolhidos do Provab.


Participei hoje junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e outras autoridades da aula de orientação de novos médicos que vão atuar no interior do estado e nas ilhas da capital.

Não tem como não parabenizar a presidenta Dilma e o ministro da saúde por esta iniciativa de valorização dos profissionais da Atenção Básica.

Esclareço ainda que na próxima etapa os profissionais de Medicina que estudaram em outros países e que buscam seu reconhecimento no Brasil serão contemplados neste programa.

Sugiro a leitura do texto abaixo para melhor entendimento do que é o Provab e como nossa população será beneficiada.

 Ministro Alexandre Padilha, da Saúde, ladeado por mim e pela vereadora de Belém Sandra Batista (PC do B). 



114 novos médicos para o interior do estado do Pará por meio do Provab

(Ascom do Mandato)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta terça-feira, 12, em Belém para ministrar aula de orientação aos médicos que irão atuar na segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).  A aula aconteceu pela manhã no Centro Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Entre as autoridades presentes o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) representou a Assembléia Legislativa. “Considero este programa muito inteligente pois ao mesmo tempo que valoriza o profissional da saúde, o aproxima da realidade dos usuários e leva o atendimento à lugares onde não tem médico”, disse Faleiro.  

Os médicos acolhidos no programa atuarão por meio de atendimento em unidades básicas em municípios paraenses e nas ilhas da capital. Também contarão com acompanhamento de professores da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

         O que é o Provab - O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) tem o objetivo de incentivar médicos recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade e em periferias das grandes metrópoles, possibilitando um conhecimento maior da realidade do país e estimulando projetos de provimento e fixação de médicos.

Para esses profissionais serão oferecidas supervisões a distância pelo Telessaúde Brasil Redes e supervisões semipresenciais. Haverá a possibilidade de especialização em Saúde da Família e Comunidade através da UNA-SUS, que disponibilizará módulos de atualização nos temas de maior necessidade.

Além disso, esses médicos terão 10% de bônus para os concursos de residência quando bem-avaliados depois de um ano no programa. Todas as instituições que oferecem programas de residência médica de acesso direto serão obrigadas a conceder o bônus de 10%. Quem atuar durante um ano terá 10% de pontuação adicional na nota final. Já aqueles que participarem do programa durante dois anos, receberão 20%. (Ministério da Saúde).





 












Nenhum comentário:

Postar um comentário