segunda-feira, 4 de março de 2013

Adeus à companheira Luzia Fati






Faleuceu na manhã desta segunda-feira, 04, em Macapá,  nossa companheira Luzia Fati. Luzia de Oliveira Fati, foi presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém. Foi diretora nacional da Central única dos Trabalhadores (CUT) e Presidente do PT de Santarém. Também, esteve à frente Instituto Socio Ambiental - ISAM, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma de Santarém, na gestão de Maria do Carmo, e ainda foi a primeira coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Ideflor (Fundeflor). 

Quando de sua ida de Santarém Para morar em Macapá( AP) eu, amigo de longa data, escrevi para ela uma carta de despedida e agradecimento.

ABAIXO A CARTA NA ÍNTEGRA.

Mensagem do Deputado Airton faleiro, na despedida, da companheira Luzia Fatti.


 ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE QUERIA O COLO DA MÃE

Eu era apenas mais uma menina, filha de uma família que como tantas outras chegavam à Transamazônica.  Como sempre  as companhias me envolveram com estranhas e novas idéias. Essas companhias me levaram para um caminho sem volta. Saí praticamente do colo da minha mãe e me meti com a turma da igreja, do sindicato e do PT da Transamazônica.

De repente vim parar Santarém. Ali encontrei as mesmas companhias. Um tanto ousadas e intrometidas, me misturei com a mesma turma. Quando menos esperava me fizeram Presidenta do Sindicato  dos Trabalhadores Rurais. Quanta honra,  quanto medo, quanta coragem ser a primeira mulher a presidir o maior Sindicato de Trabalhadores Rurais da America Latina. 

Embalada  pelos sonhos de mudança da classe trabalhadora brasileira, me fizeram Diretora Nacional da CUT. Quanta honra, Quanto medo, quanta coragem ajudar dirigir a maior e mais importante Central Sindical do meu País.

De volta para Terrinha que me adotou, me fizeram presidenta do meu Partido em Santarém. Quanta honra quanto medo, quanta coragem dirigir o PT que governa meu País e meu Município.

Ha!,  tem uma coisa, melhor duas, que não falei pra vocês.  Ao meio a tudo isso, secretamente tive que ser mãe do meu Pai, de meus tios e irmãos. Chorei em silêncio a dor de minha eterna infermidade. Quanto medo, quanta raiva, quanta coragem para lutar e conviver com essa doença.   

Desculpem minha nova ousadia - o que eu quero  não é pouco. .. quero a compreensão de vcs para ficar um pouco no colo da minha mãe. 

Menina Luzia. .. Vai, volte para o colo de sua mãe. Vc merece, mas não se esqueça de uma coisa, jamais vamos te deixar em paz, pois a turma da igreja, do sindicato e do PT está espalhada por todo canto.  Onde quer que vc esteja essa turma vai te envolver. Tome cuidado, pois essa turma continua com essas estranhas idéias de lutar por Mudança, Justiça, Cidadania e Paz.

Obrigado Luzia, pelo que já fizestes e por tudo que ainda vais fazer.

Homenagem do companheiro de estranhas idéias, deputado Airton Faleiro, na despedida de Luzia Fatti.

Brasília 28-01-2011  

Uma brincadeira. Fui eu quem escreveu. Não foi a assessoria.

Um comentário: