sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alepa: Eleição da mesa diretora. Derrota eleitoral X vitória política.





Sobre a derrotada por 26 a 15 votos, da chapa composta por PT-PMDB e PSOL tendo o deputado peemedebista Martinho Carmona como candidato à presidência, podemos dizer que sofremos uma derrota eleitoral considerável, pois se esperava no mínimo 17 votos, sendo 8 da bancada do PT, 8 da bancada do PMDB e um do Psol. 

É claro que estes dois votos serão motivos de especulação na busca de descobrir quem descumpriu a orientação partidária e de sua bancada, não cabendo a nós fazer o julgamento, mas historicamente os parlamentares petistas têm votado religiosamente seguindo a orientação da bancada e do partido.  

Mesmo com as boas notícias vindas do candidato peemedebista Carmona  de que nossa chapa teria chance de vitória sempre tivemos a consciência de que o candidato Márcio Miranda (DEM) era o favorito por contar com a máquina governamental a seu favor e um ampla base partidária que apóia o atual governo estadual. Então para mim não existe decepção, frustração ou coisa parecida. É claro que trabalhei e torci muito para que elegêssemos uma chapa mais autônoma em relação ao Executivo estadual, além de que a posição de 1º  secretário na chapa como indicação de meu partido e da bancada petista me motivava na busca pela vitória.

Então nos resta esclarecer  porque não aceitamos (eu, minha bancada e o PT) a mesma função de 1º secretário na chapa de Márcio Miranda, numa condição de chapa praticamente eleita. Além do que já mencionamos anteriormente – que buscávamos uma chapa mais independente – teve um fator político que foi determinante para esta tomada de decisão que foi a reaproximação PT-PMDB e PSOL o que poderá sinalizar uma nova movimentação política para as eleições de 2014. Espero que o gesto do PT de retirar meu nome da disputa à presidência da Alepa em apoio à candidatura de Carmona seja entendia pela sociedade e pelos partidos de que estamos dispostos  a compor um bloco de oposição ao governo Simão Jatene (PSDB) nos apresentando como alternativa para governar o estado no próximo período.

Portanto encaro a derrota eleitoral para a mesa diretora hoje como uma vitória política do amanhã.  O processo eleitoral da Alepa termina e durmo a noite com minha consciência tranqüila de que nossa bancada cumpriu com a orientação do nosso partido e inaugurou um novo momento no embate político em nosso estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário