quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Na imprensa: Momento é de articulações para a eleição na AL


Fonte: Diário do Pará


A dois dias da eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (AL), as articulações começam a se intensificar. Dois candidatos concorrem à presidência da casa, cargo mais importante em disputa. Márcio Miranda (DEM) é o candidato da situação e tem como principal cabo eleitoral o governador Simão Jatene. A oposição, formada pelo bloco PMDB/PT, aposta suas fichas no peemedebista Martinho Carmona. Além da presidência, estão em disputa outros seis cargos: duas vice-presidências e quatro secretarias.

Esses cargos ainda serão objeto das negociações dos candidatos à presidência com os demais deputados. Carmona, por exemplo, ofereceu a 1ª Secretaria ao PT, que indicou o deputado Airton Faleiro, mas até essa decisão poderá ser mudada nas próximas horas, de acordo com as conversas entre os partidos.

“O PT não seria um impeditivo para o cenário de chapa única. Mas a chapa PMDB-PT se diferencia pela maior independência ao Executivo. O PT é oposição, por isso é natural estar neste bloco com o PMDB que, apesar de ser da base aliada, quer uma maior autonomia do poder Legislativo”, disse Faleiro.

  “Eleição e mineração só se tem o resultado na apuração. Ninguém ganha ou perde de véspera”, diz Carmona, ao comentar um possível favoritismo do candidato do governador, que já declarou ter 24 dos 41 votos possíveis. “Acho muito difícil mudar este quadro nestes últimos quatro dias, mas se houver algum avanço nas negociações será somente na véspera ou no dia da eleição”, afirma Miranda, em entrevista concedida na última terça-feira.

  Um dos articulares do acordo do PMDB com o PT, o deputado estadual Carlos Bordalo, diz que não há hipótese de mudanças na bancada petista. “Somos Carmona desde criancinha”, brincou. Segundo Bordalo, nem mesmo a presença da presidente Dilma Rousseff, na próxima sexta-feira no Pará - mesmo dia da eleição – será capaz de prejudicar o acordo. Dilma vai a Castanhal pela manhã inaugurar obras do programa “Minha Casa Minha Vida”. “Será uma agenda rápida e na sexta-feira nosso compromisso é com a eleição na AL”, disse, sobre um possível esvaziamento da bancada na sessão solene na AL.

ALIANÇA

A resistência da candidatura do PMDB e o apoio entusiasmado do PT fizeram surgir dúvidas sobre a coalizão do governo de Simão Jatene, que tem como principal aliado justamente o PMDB do deputado Martinho Carmona.

O presidente da legenda no Pará, senador Jader Barbalho defende a candidatura de oposição e diz que não vê riscos para a aliança.

  “Não considero que atinja essa dimensão. Se alguém imagina que uma questão interna desse tipo deve ser vista com essa lente de aumento, eu lamento. A bancada do PMDB tem todo o direito de oferecer um nome e angariar apoios, assim como outras bancadas. Sou solidário à bancada do meu partido, que é o partido mais antigo do Brasil. Muitos nasceram depois de nós, muitos derivaram de nós e muitos ganharam espaço na política do Pará e ocupam funções por nossa causa. O PMDB não precisa pedir licença para fazer política”, disse Jader recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário