quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Transamazônica: Reunião hoje em Itaituba para deliberação de reivindicações



Por assessoria

Acontece na manhã desta quarta-feira, 5, no auditório do Sebrae, em Itaituba, a reunião entre representantes do movimento que trancou as rodovias BR230 e  163 no mês passado e representantes do governo federal. A reunião faz parte do acordo feito para o destrancamento da via. 

Na pauta de reivindicação: recuperação de estradas vicinais; retomada do programa Luz para Todos; regularização fundiária; retomada da regularização e demarcação de área; asfaltamento da BR 230 de Rurópolis ao km 30; políticas públicas que garantam a permanência do homem no campo; segurança; saúde; saneamento básico e educação voltada para o filho do agricultor.

Participam da reunião Avelino Ganzer, da assessoria da Secretaria Geral da República; Roberto Vizentin, presidente do Icmbio; Aurélio Pavão, diretor nacional do Programa Luz Para Todos; Paulo Guilherme, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento do MMA; Jairo Silva, da Secretaria de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transporte, Aloizio Guapindaia, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC; Roberto Kil, diretor de Política Fundiária do Incra, Sérgio Lopes, da coordenação do Programa Terra Legal e  Johaness Eck, subchefe da Casa Civil da Presidência da República.

Do movimento participam 22 lideranças do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rurópolis; de Itaituba: de Aveiro e de Trairão e da CPT, Fetagri e Movimento dos Atingidos pela Barragem.

De acordo o presidente do STTR de Rurópolis, Marciano Lira a expectativa “é que se consiga avançar na pauta , em especial da continuidade do programa Luz Para Todos e Regularização fundiária. O que está no papel tem que ser colocado em prática, pois o plano de desenvolvimento da BR 163 não foi consolidado”.

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) atuou, a pedido do movimento, como interlocudor junto ao governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário