quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Data da eleição será definida na próxima terça. Faleiro pede menos interferência externa no pleito.




Por assessoria

O debate em relação a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) continua. Após a não aprovação do requerimento que marcava a data do pleito para o período de 1º a 20 deste mês, foi agendada uma reunião da presidência com o colégio de líderes na próxima terça, dia 11, para esta definição. 

Em seu discurso no plenário o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) - cotado como 1º secretário na chapa encabeçada pelo Peemedebista Martinho Carmona -  fez críticas á conduta do governador Simão Jatene em relação à eleição na Alepa “Critiquei o que considero desmedida a intervenção do governador Jatene no processo desta eleição. Os partidos e o governador devem sim, orientar suas bancadas mas, a eleição deve ser realizar a partir da decisão das bancadas e não do governador. Portanto, os partidos deve transferir essa decisão às bancadas e o governador  não deve condicionar à sua base a votar de acordo com o que ele pensa. Pois parece que se o candidato apoiado por ele não for o vencedor, a relação do Executivo com o Legislativo será outra. É bom lembrar que os dois candidatos até agora são da base do governo”, disse, enfatizando que da forma como o processo está  sendo conduzido, já considera quase que impossível, a construção de uma chapa única, proposta que defende para a eleição da mesa diretora.

O parlamentar também falou sobre a desistência do deputado tucano José Megale à presidência da Casa. “Não via necessidade dessa renúncia. Megale é um homem íntegro e respeitado por todos nesta Casa. Agora o debate nesta eleição não está em torno de nomes, o que está em questão é a polarização entre os dois segmentos que se julgam mais credenciados à dirigir a Alepa”.  Com relação à escolha do deputado  Marcio Miranda (DEM) como candidato à presidência  - em substituição à Megale o Faleiro também não tem nenhuma observação contrária pois considera uma escolha do bloco a que pertence e sob orientação do governador. “Eu e Márcio sempre tivemos um convívio com respeito mútuo, o considero também uma pessoa preparada para condução da Casa, se lograr a sua vitória nesta eleição. Digo isso sobre os deputados Megale e Marcio pelo conhecimento que temos, mas é de conhecimento público que já estou empenhado pela vitória de nossa chapa PMDB-PT, tendo o deputado Carmona como presidente e meu nome  indicado para 1º secretário”, afirmou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário