quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bancada petista cobra do MP investigação sobre as mortes de bebês na Santa Casa

Fonte: assessoria de comunicação bancada do PT

A bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) da Assembleia Legislativa apresentou requerimento solicitando ao Ministério Público que investigue as mortes de 34 recém-nascidos no mês de julho na Santa Casa de Misericórdia do Pará.

De acordo com o deputado Carlos Bordalo, que elaborou o documento, a direção da instituição não divulga os dados oficiais e faz tudo para maquiar a imagem da centenária instituição. “Como foi o caso da simulação de criação de uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, batizado de número 03, e que foi desativada logo após a visita do governador Simão Jatene, em 20 de julho”, denuncia o parlamentar.

Indignado, o deputado Zé Maria, líder da bancada, lembrou que em abril participou de uma visita realizada por uma comitiva de parlamentares que pretendia acompanhar in loco este mesmo tipo de denúncia. “Na época recebemos da direção da instituição o reconhecimento de que existiam deficiências, mas jogou para os municípios parte da responsabilidade. Na época o índice máximo de mortalidade estava com uma média de 4,5%. Vamos cobrar providências. Nossas crianças precisam ter oportunidade de nascer e lutar pela vida”, contou Zé.

As principais causas da morte apontadas pelo documento dos petistas seriam: infecção neonatal precoce; hipertensão pulmonar; falência múltipla dos órgãos; síndrome do intestino e hemorragia gástrica. Entre os mortos, 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino e 04 não foram identificados nos boletins de ocorrência, que estão em anexo ao requerimento apresentado a Casa.

A bancada denuncia, ainda, que os profissionais da saúde que atuam na instituição afirmam que a falta de ação básica de assistência seria um dos maiores problemas. “O governador e a direção da Santa Casa deveriam agir com transparência e divulgar estatísticas oficiais sobre as mortes de bebês. Muitos médicos estão registrando boletim na polícia para se resguardar de prováveis problemas judiciais”, afirma Bordalo.

Nesta quinta-feira, as 10 horas, os deputados da bancada serão recebidos pela promotora Maria da Penha, no Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário