sexta-feira, 25 de maio de 2012

Salão do Livro leva cultura à região do Baixo Amazonas

Fonte: G1 PA

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, vai receber o V Salão do Livro da região do Baixo Amazonas. A extensa programação cultural leva ao município atividades como cursos, palestras e oficinas de capacitação, no período de 26 de maio a 3 de junho.

O salão será realizado no Parque da Cidade Pérola do Tapajós, no bairro Santa Clara, e em outros espaços pela cidade de Santarém. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada gratuita.

O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Santarém, é parte integrante da Feira Pan-Amazônica do Livro.

O tema do V Salão envolve a literatura e sua relação com a arte e a educação. Mas os assuntos debatidos durante as atividades devem focar a ecologia e o meio ambiente.

Este ano, o Salão do Livro homenageia Portugal, assim como a Feira Pan-Amazônica, e tem como patrono o maestro Wilson Dias da Fonseca. "Mestre Izoca", como era conhecido, se ainda estivesse vivo comemoraria, em 2012, seu centenário de nascimento. O músico santareno é um dos maiores compositores do estado do Pará.

Além do público do município, o Salão do Livro da região do Baixo Amazonas também vai receber leitores de cidades próximas como Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos. Eles vão ter acesso a mais de 50 estandes de livrarias e editoras, espalhados numa grande área que também contempla espaço infantil e praça de alimentação.


Convidados

O escritor Joca Reiners Terron, nascido em Mato Grosso, está confirmado na programação do V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. Terron é o autor do livro “Guia de ruas sem saída”, que será lançado no dia 26 de maio durante as programações no Baixo Amazonas.

Na programação do Encontro Literário, no Palco Principal, serão convidados Joca Reiners Terron, os escritores Antônio de Oliveira (Sr. Mucura), Carlos Correia Santos, Alfredo Oliveira, Luiz Ismaelino Valente, Nazareno Santos, Cristovam Sena, Jairo Linhares, Ângela Dutra Menezes e Vicente Malheiros.

Os atores paraenses Jeferson Cecim e Cláudio Melo são os convidados para fazer intervenções artísticas na sessão de palestras Papo Cabeça.

O segmento de contação de histórias receberá o talento dos atores Egon Pacheco e Cláudio Melo. As crianças também têm destaque na programação infantil de teatro, com “Mundo Mágico dos Fantoches” e com o grupo Palhaços Trovadores.

Lançamentos

Na Sessão de Autógrafos, as atividades serão intensas. Entre os lançamentos, com destaque para “Viver e Conhecer a Vida”, de autoria de Antônio de Oliveira (Sr. Mucura); estão as obras “Santarém nos Embalos dos Anos 60”, de Jairo Linhares; “Além do Azul”, de Alexandre Augusto Silva”; “Minhas Lembranças”, de Jânio Felix Filho; “Dom Thiago: O Missionário do Tapajós”, de Cristóvão Sena; “Gestão Escolar: Práticas Reflexivas e Proposições para Escolas Públicas”, de Lília Colares, Solange Ximenes Rocha e Anselmo Colares; “Juninho e a Nave Espacial”, de Tatiane Santos, entre outros mais.

Serviço

V Salão do Livro da região do Baixo Amazonas, de 26 de maio a 3 de junho, no Parque da Cidade Pérola do Tapajós, em Santarém. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário