Por assessoria
Na tarde de hoje, 28, em Brasília, o deputado estadual Aírton Faleiro e o deputado federal Zé Geraldo (ambos do PT) estiveram em reunião com o diretor presidente do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, onde foi apresentada uma pauta sobre a BR 163 (Santarém-Cuiabá); a Br-230 (Transamazônica) e a BR -422 que liga Novo Repartimento a Tucuruí.
De acordo com Faleiro o diretor presidente autorizou a instalação de novas travessias no Rio Xingu com novas balsas para solucinar o grande congestionamento na única balsa existente no local. Esse congestionamento se deve as obras de construção da usina de Belo Monte.
O titular do Dnit também se comprometeu em construir uma nova ponte de forma emergencial no Rio Anapu - que fica na entrada do município – que oferecendo risco devido ao seu péssimo estado de conservação. As demais pontes de concreto do trecho Rurópolis a Itupiranga o diretor se comprometeu em aprear a elaboração dos projetos técnicos para posterior licitação das obras.
Foi acertado ainda que o Departamento irá solicitar agilidade na apresentação de um projeto executivo que está sendo elaborado pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) para o asfaltamento do trecho urbano da BR- 163 no município de santarém.
Com relação ao trecho Altamira - Medicilândia o qual se encontra com obras paralisadas na BR-230 devido a falência e retirada da empresa contrata Semenge, o Dnit informou que foi reincidido o contrato desta empresa e já foi chamada a segunda colocada no processo de licitação, a Santhes Tripoloni.
Sobre o trecho Medicilândia-Rurópolis, o mesmo já teve seus projetos técnicos aprovados e agora já está pronto para a licitação. Retirada da empresa contratada para a obra também paralisou os trabalhos no trecho de Rurópolis km 30/Itaituba e já está havendo uma nova licitação para a execução do serviço. O mesmo processo ocorre nos trechos dos municípios de Itupiranga a Novo Repartimento e Pacajá.
Encabeçamento de pontes de concreto na BR 163 – Diante da falência da empresa EIT que construiu as pontes mas não concluiu a parte das cabeças ficou acertado pelo Dnit que haverá um estudo para se encontrar uma solução para a conclusão destas obras.
Com relação a duplicação da Br 163 nos perimetros urbanos dos municípios, o Dnit trabalha a possibilidade de financiar a execução nos distritos de Castelo dos Sonhos (Altamira), Morais de Almeida (Itaituba) e Caracol (Trairão). Para os demais municípios foi sugerida que se discuta com o Ministério das Cidades a sua duplicação.
BR 422 – No que se refere ao serviço de conservação (até então executada pela empresa delta que já concluiu o seu contrato) está sendo feita uma nova licitação para contratação de novos serviços. Com relação ao asfaltamento (já que este trecho não está incluso no PAC) este serviço poderá ser executado com emendas da bancada federal ou sua inclusão no PAC a partir de um convencimento ao governo federal. Sobre Novo Repartimento será elaborado um projeto para o asfaltamento do trecho urbano deste município.
Fotos: Assessoria Dep Zé Geraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário