quinta-feira, 29 de março de 2012

Ataque a fiscais do Ibama e ICMbio

É lamentável que grupos extremistas venham a desenvolver essas práticas de agressão fisica e atentado à vida para impedir a fiscalização de um orgão federal. Isso só atrapalha. As soluções para os conflitos agrários e ambientais da BR 163 estão no processo de negociação que estão em curso com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e representantes das organizações de moradores destas localidades.

Fonte: Diário do Pará

Fiscais do Ibama e ICMBio são atacados

Dois homens com armas automáticas, coletes balísticos e máscaras emboscaram uma equipe de fiscalização do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na manhã de ontem, na BR-163, em Cachoeira da Serra, no distrito de Novo Progresso, Oeste do Pará. Os veículos da fiscalização foram obrigados a parar por causa de troncos que bloqueavam a estrada e foram abordados pelos dois pistoleiros. Policiais ambientais do Pará acompanhavam os fiscais e trocaram tiros com os mascarados, que acabaram fugindo pelo mato. Nenhum dos agentes foi ferido.

Há cerca de duas semanas, Ibama, ICMBio e Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater desmatamento ilegal. Durante sobrevoo com o helicóptero do instituto, foi identificado na manhã de terça-feira um acampamento e uma grande área de floresta derrubada. A equipe que estava a bordo desembarcou próximo ao local para monitorar as ações e o helicóptero retornou à base para buscar apoio terrestre. Na manhã de ontem, duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade quando houve o confronto. Os fiscais que permaneceram a noite aguardando a equipe de apoio foram resgatados no final da manhã de ontem, pelo helicóptero do Ibama.

Não é a primeira vez que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, uma equipe apreendeu dez caminhões carregados de madeira ilegal e quando passou pelo distrito foi cercada pela população, por causa da ação contra os crimes ambientais. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário