sábado, 7 de janeiro de 2012

VAMOS FAZER JUNTOS A RETROSPCTIVA 2011

Eu inicio e você completa. Comente aqui o que você considera fatos relevantes no Mundo Brasil e no Pará. Eu priorizei a política, mas você pode priorizar outras áreas, inclusive fatos internacionais. Fique a vontade.


Retrospectiva internacional

A Primavera Árabe

A Primavera Árabe, conhecida como uma série de revoltas contra regimes duradouros e repressivos, que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010, pode representar a maior redistribuição de forças no tabuleiro geopolítico global desde o fim do comunismo no Leste Europeu. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais.
No rastro dos acontecimentos, os governos déspotas da região que estavam há décadas no poder caíram, uns de maduro, outros com uma ajudinha internacional. Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen tiveram seus ditadores alijados do poder. Assad e seu Partido Baath, na Síria, ainda lutam para nele permanecer.

E dois inimigos do mundo ocidental - entendam EUA e aliados - acabaram caindo: Osamba bin Laden, poucos meses antes do décimo aniversário do 11 de setembro, e Muammar Kaddaffi, ditador da Líbia. O mundo árabe seguirá em evidência em 2012.

02/01 - O ex presidente do Egito, Hosni Mubarak, repousa em maca ao ser levado para tribunal em que será julgado no Cairo, Egito.
Foto: Msn notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário