sábado, 7 de janeiro de 2012

Retrospectiva Nacional Parte I

VAMOS FAZER JUNTOS A RETROSPCTIVA 2011: Eu inicio e você completa. Coloque aqui o que você considera fatos relevantes no Brasil e no Pará. Eu priorizei a política, mas você pode priorizar outras áreas, inclusive fatos internacionais. Fique a vontade.
Retrospectiva Nacional 2011

Uma mulher na presidência - O povo brasileiro faz história. Em janeiro, toma posse a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Sua eleição representou um avanço na quebra do preconceito contra as mulheres. Foi eleita pela força da liderança do presidente Lula que sai fortalecido politicamente ao eleger sua sucessora.

Ao eleger Dilma, Lula consolida ainda mais um projeto de poder, e de governo sob hegemonia do PT. Em contraponto o PSDB permanece liderando a oposição.

Um ano do governo Dilma - Ao tomar posse, Dilma Rousseff reafirmou que seu governo será de continuidade do governo Lula. Sua grande meta: zerar a miséria no Brasil e diminuir a pobreza.

Além disso, a nova presidenta sinaliza com a possibilidade de fazer algumas reformas que não foram possíveis serem feitas durante os oito anos do governo de Lula.

Em 2011, Dilma enfrentou com segurança duas crises: uma externa e outra interna.

A crise financeira internacional, o Brasil tirou de letra. Dilma promoveu um ajuste fiscal, diminuindo os investimentos no país. Mas, manteve recursos para os programas sociais e de infraestrutura do governo.

A crise política que levou a exoneração de sete ministros, não arranhou a imagem da presidenta. Pelo contrário, o combate à corrupção foi a grande marca de Dilma. Há de se considerar que os envolvimentos destes ministros em supostos atos de desvios de recursos públicos e suas exonerações contribuíram em muito para a desmoralização da classe política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário