sábado, 7 de janeiro de 2012

Retrospectiva Estadual - Parte I

O Governo Federal e o estado do Pará

Belo Monte - A Hidrelétrica de Belo Monte começa a sair do papel. Acompanhado de protestos de alguns movimentos locais e de artistas nacionais, 2011 marca a consolidação do início das obras diante de intensas batalhas jurídicas.

Canteiro de obras de Hidrelétrica Belo Monte - Foto: Google Imagens

O governo federal e o consórcio construtor, liderado pela Norte Energia, lançam o Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu.

No segundo semestre, o governo federal enfrenta protestos e abre negociações com movimentos sociais que optaram por não se oporem a Belo Monte, mas que exigem que as condicionantes sejam cumpridas e cobram que a pauta social ande na mesma velocidade que as obras do empreendimento.

A volta dos tucanos ao governo do Estado - Se analisado do ponto de vista das esquerdas podemos afirmar que a sociedade brasileira assistiu perplexa o retorno dos tucanos ao governo do Pará, depois de um só mandato do governo petista.

Passado um ano do governo de Simão Jatene, podemos, sob a ótica da oposição, concluir que ainda não disse (o governo) para que veio.

Sua forma de atuação (já conhecida) se pauta por ações de governo, mesmo que de pequeno impacto, acompanhada de um bom plano de marketing.

Este primeiro ano do governo Jatene também foi marcado por crises como a da saúde e da segurança pública.

Houve a morte de bebês gêmeos na Santa Casa, por omissão de socorro à mãe gestante. Um caso que ganhou manchete nacional.

Na segurança pública, assistimos, estarrecidos, o avanço do crime organizado, que invade e domina quartéis da Polícia Militar, que explode bancos e caixas eletrônicos.

Mas, o que mais choca a população são as chacinas. Há forte suspeita de participação de militares no que chamam de grupos de extermínio.

Primeira chacina de grande repercussão no Pará aconteceu em Abaetetuba. Entre a tarde do dia 3 e a madrugada do dia 4 de junho, a população do município, vivenciou aterrorizada uma sequência de assassinatos que teve início com a morte de um PM e culminou na morte de 5 pessoas. No município de Santa Izabel, uma família inteira foi morta. O distrito de Icoaraci chegou às manchetes nacionais como palco da terceira maior chacina ocorrida no Pará nos últimos 20 anos. 6 adolescentes entre 12 e 17 anos foram executados a tiros em frente à residência de dois deles e na frente de vizinhos. A suspeita é de que policiais estão envolvidos no caso.

Estas são marcas que o governo Jatene deixa no seu primeiro ano de governo.

Marcas negativas que nenhum marketing conseguirá apagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário