quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bloqueio da BR-163 exige energia entre Rurópolis e Santarém

Por Assessoria de Comunicação

Moradores dos municípios de Belterra e Placas, inconformados com a demora da execução da obra do Programa Luz Para Todos (PLT), em 72km, entre Belterra e Rurópolis, obstruíram ontem, 21, a BR-163, a altura do km 140, em frente à comunidade Betânia (Belterra), exigindo uma reunião com representantes da Celpa e Eletronorte, para que a obra seja enfim executada.

A via foi liberada por volta das 22h desta terça, depois que lideranças falaram ao telefone com representantes do comitê e tiveram a promessa de que na próxima terça, dia 28, pela manhã, quatro membros do comitê estarão na comunidade para discutir com os moradores a reivindicação. O deputado Aírton Faleiro protocolou na Assembléia Legislativa uma moção onde solicita urgência na inclusão da pauta de reunião do Comitê Gestor a antecipação das obras no trecho em questão.

No último sábado, 18, O grupo de moradores já havia interditado este trecho, motivado pela revolta na demora da autorização do Comitê Gestor do PLT para antecipar a obra, já aprovada na etapa 8 do PLT (julho/2007), porém pelo cronograma de execução desta etapa não será realizada este ano. O bloqueio ocorreu de meio dia às 17h e sua liberação foi intermediada pelo padre Auricélio e pelo Pastor Julimar Marrocos. Entretanto os manifestantes prometeram e fizeram ontem, 21, um novo bloqueio, para pressionar o Comitê Gestor do PLT Todos a autorizar a antecipação da obra.

De acordo com o vereador Ademar Sanches - presidente da Câmara Municipal de Belterra e ex-morador de uma das localidades que pedem a execução da obra do programa do governo federal neste trecho - desde o ano de 2003, os moradores solicitam que a eletrificação na área aconteça. Entretanto sem serem atendidos. O vereador argumenta que na BR-163, entre Rurópolis e Santarém, este é o trecho que falta para interligar esses dois municípios.

BR-230 - Além disso, também está na pauta de reivindicações do grupo a antecipação das obras no município de Placas, aprovadas na Etapa 8 do PLT na BR-230 (Transamazônica). Inclusive representantes da Celpa e Eletronorte, em companhia do deputado Aírton Faleiro, durante reunião na localidade de Macanã (dezembro/2010), se comprometeram a colocar o pedido de antecipação da obra na pauta de votação do comitê. Porém mesmo assim, tanto a solicitação da BR-163, quanto a da BR-230 não entraram na pauta de votação do comitê que teve reuniões este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário