quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lula traz mais investimentos para o Pará

Governo Federal garante mil quilômetros
de asfalto na Transamazônica


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em solenidade programada para esta quinta-feira, às 15h, no Auditório do Banco da Amazônia, em Belém, dará a autorização para publicação do edital das obras de pavimentação da BR-230, a Transamazônica. Com essa medida, o governo federal espera, ao final de setembro, garantir a contratação de obras para asfaltar 992 quilômetros desse importante eixo rodoviário da Amazônia.

O primeiro trecho da Transamazônica, no Pará, entre Marabá e Itaituba (no entroncamento com a BR-163), foi concluído pelo governo Médici, em setembro de 1972, com as comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil. A BR-230, em quase toda sua extensão paraense, permaneceu em pavimento terroso, desde o início da década de 70, e, só agora, recebe novos canteiros de obras, já com a contratação de 3,6 mil trabalhadores, para o asfaltamento de quase mil quilômetros de estradas.

O investimento federal, totalizando R$ 1,374 bilhão, cobrirá os trechos entre Novo Repartimento e Medicilândia e de Rurópolis a Miritituba, já em obras. Até o fim de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) licitará o trecho entre Marabá e Novo Repartimento, além do lote entre Medicilândia e Rurópolis, que está sendo autorizado pelo presidente, nesta semana.

As obras, quando concluídas, beneficiarão 13 municípios ao longo da rodovia, além de dar escoamento à produção do Distrito Industrial de Marabá (Vale) a ser implantado. Além das obras de pavimentação, o DNIT trabalha para concluir a ponte sobre o rio Araguaia, na Divisa do Estado do Pará com o Estado do Tocantins, no valor de 71,2 milhões de reais. Na solenidade desta quinta-feira, o DNIT dará a ordem de reinício de obras do trecho entre Novo Repartimento e Pacajás, no total de 105 quilômetros e custo de R$ 143 milhões. A empresa contratada aguardava licença de instalação para retomada das obras.

O presidente Lula também lançará os editais para contratação de obras de recuperação de 898 quilômetros de estradas, no Pará, ao custo total de R$ 337 milhões. A licitação prevê contratos de manutenção por período de dois anos, após total recuperação do asfalto. Serão recuperados trechos das seguintes rodovias federais: BR-153, entre o entroncamento com a BR-230 e a divisa com Tocantins; BR-158, entre Redenção e a divisa com Mato Grosso; BR-163, do início da pavimentação a Santarém; BR-222, entre Dom Eliseu e Marabá; BR-230, entre o início do pavimento e Marabá; BR-308, entre Capanema e Bragança; e BR-316, entre o entroncamento com a BR-010 e o km 13,4. O governo federal projeta a contração de 1,5 mil trabalhadores, somente nesse segmento de recuperação da malha rodoviária do Pará.

A Transamazônica foi construída em duas etapas: a primeira, no trecho entre Estreito e Itaituba, foi concluída em setembro de 1972, durante as comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil; o segundo trecho, entre Itaituba e Humaitá (AM) – com 1.070 quilômetros, foi concluído no final de 1973.

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