terça-feira, 14 de setembro de 2010

Expansão da lavoura cacaueira

As bases do Programa de Expansão da Cacauicultura Paraense (Prodecacau) serão lançadas durante a 11ª Festa Estadual do Cacau, que acontece de 15 a 18 de setembro, no município de Rurópolis, região da Transamazônica. O programa incentivará o desenvolvimento sustentável da lavoura nos municípios produtores do fruto.

O Prodecacau foi idealizado considerando a grande disponibilidade de terras férteis no Pará, a potencialidade do cacau na recuperação de áreas alteradas, a demanda pelo produto no setor industrial e a geração de emprego e renda. O programa estimulará a implantação de novas agroindústrias, além da fábrica de chocolate já implantada no município de Medicilândia. O período de expansão da cacauicultura será de 10 anos, a partir de 2011, numa parceria da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e prefeituras.

Durante a Festa do Cacau também serão assinados 14 contratos destinados à implantação de projetos para a agricultura familiar em Rurópolis. Dos 14 projetos, 12 serão de produção cacaueira, sendo nove para investimento, nos quais são previstos 24 hectares para plantio e três para custeio da manutenção de áreas já existentes, totalizando R$ 287.289,00. Os demais projetos serão para piscicultura e plantio de banana.

O município de Rurópolis tem uma produção de 240 toneladas de cacau numa área plantada de 1.543 hectares, que correspondem a 5,2% da área total do Estado. A atividade é desenvolvida por 297 produtores e, em 2009, gerou 3.100 empregos no município.

Fonte: Ascom Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário