terça-feira, 4 de maio de 2010

Resolvi escrever um livro

A vocês que acompanham o meu trabalho – alguns há mais tempo, outros mais recentemente – informo a decisão pessoal de me lançar a mais um desafio. Vou escrever um livro. Esta é a segunda iniciativa, pois na verdade é o segundo livro que me proponho a escrever. O primeiro está em curso e não vou parar de produzi-lo. Ele fala da migração como problema e oportunidade. É uma narrativa da experiência vivida por minha família e muitas outras famílias de migrantes.

Agora me proponho um outro trabalho: escrever um livro que proporcione reflexões, aprendizados e debates nas áreas da gestão política e governamental, a partir de minha experiência na função de líder do governo Ana Julia, na Assembléia Legislativa do Pará, por três anos e dois meses.

A função de líder do governo é como se fosse um Secretário de Estado. Um secretário a mais, só que sem pastas e ao mesmo tempo com muitas pastas. A liderança repercute as boas coisas que um governo faz, que são anunciadas pelo líder. Faz também a interlocução pública sobre os diversos problemas que envolvem um governo.

É muito difícil ou até impossível falar da liderança parlamentar sem que se coloque o governo em primeiro plano. Foi essa razão que me levou a escrever sobre o governo que liderei no parlamento e mostrar os trabalhos do Legislativo, sua relação com o Executivo e extrair o aprendizado dessa experiência, para que a sociedade se informe dos bastidores da política.

Novidade: Vou disponibilizar os textos conforme for concluindo capítulos e outras partes, na medida em que forem concluídas. Pretendo com isso, que o leitor acompanhe esse trabalho e a cada parte do livro já possa manifestar opinião. Assim pretendo estimular o debate e a interação com o leitor durante a construção da obra. Somente o último capítulo será disponibilizado por ocasião da publicação final do livro. Caso contrário, teria dificuldade de vender algum exemplar.

Em breve divulgarei o título, mesmo que provisório e o roteiro que pretendo seguir.

Abraços Airton Faleiro

3 comentários:

  1. Que este livro mostre todo o trabalho de um parlamentar.

    ResponderExcluir
  2. Neste livro o senhor vai falar sobre as dificuldades de se aprovarem projetos do governo?

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa. Bom poder ficar interado de experiências como a sua e com certeza contribuirá de forma significativa nas reflexões e debates sobre a política do Estado do Pará.

    ResponderExcluir