sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cooperativa irá gerenciar 1ª fábrica de chocolate do Pará, em Medicilândia, a ser inaugurada em agosto

Bom dia a todos e a todas!

Boas notícias para a região da Transamazônica e para o Pará. Em Medicilândia está sendo formada uma cooperativa para gerenciar a primeira fábrica de chocolate do estado.

Abaixo, segue matéria da Agência Pará (www.agenciapara.com.br).


Produtores vão gerenciar agroindústria de chocolate na Transamazônica

Uma cooperativa de gestão agroindustrial será formada nesta sexta feira (14), em Medicilândia, na Transamazônica, para administrar a primeira fábrica de chocolate do Pará que será inaugurada em agosto, no município. A cooperativa, que terá gestão compartilhada, será formalizada durante uma assembléia geral de trabalhadores rurais da região.

Os integrantes da cooperativa serão 60 produtores de cacau de Medicilândia, Brasil Novo e Uruará, cadastrados durante seis oficinas de sensibilização promovidas pela Secretaria Estadual de Agricultura, no final de abril. Uma das ações dos gestores da agroindústria será fazer um diagnóstico da produção, determinando o tipo de cacau a ser beneficiado para garantir a qualidade do chocolate a ser produzido.
A agroindústria terá capacidade para processar 360 toneladas de amêndoas por ano com uma produção acima de 400 toneladas de chocolate, gerando inicialmente, 10 empregos diretos e mais de mil indiretos. A cooperativa será autônoma, mas haverá um conselho de monitoramento da produção formado por representantes do estado, municípios, sindicatos rurais e da ONG Fundação Viver Produzir e Preservar, formando a gestão compartilhada.

No dia 18 será realizado o pregão que vai selecionar a empresa fornecedora dos equipamentos da fábrica de chocolate. A compra será garantida com recursos de R$ 1 milhão, oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). Os trabalhadores e gestores da fábrica serão capacitados para atuar na produção.
O lançamento da marca da agroindústria ainda não foi marcado, mas a inauguração da primeira fábrica de chocolate paraense está prevista para o dia primeiro de agosto com o primeiro beneficiamento de cacau e degustação do chocolate de origem amazônica.
Fonte: Sagri

Um comentário:

  1. Grande feito deste governo, apostar no fortalecimento da produção orgânica de cacau dos persistentes produtores da Transamazônica. Ademir Federicci iria se orgulhar e seria, certamente um dos primeiros produtores certificados, pois era uma "pássaro madrugador" na adoção de ações modernizadoras na agricultura familiar. Parabéns aos produtores, ao Governo Ana Júlia e aos deputados Airton Faleiro e Zé Geraldo, dignos porta-vozes dos anseios dos colonos da Transamazônica.

    ResponderExcluir