sábado, 15 de maio de 2010

Ana Júlia entrega em Bragança patrulha mecanizada, 54 títulos de propriedade e anuncia entrega de 150 toneladas de feijão caupi

Hoje a governadora Ana Júlia Carepa ao fazer a entrega da patrulha mecanizada ao município de Bragança e de 54 títulos de propriedades a famílias residentes no bairro Cereja, também anunciou a entrega de 150 toneladas de feijão caupi para 3 mil familias em todo o estado, com isso o Pará irá produzir 3 mil toneladas de grãos de feijão.

As 150 toneladas de feijão caupi, da variedade guariba, foram compradas pela Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) da empresa matogrossense Tomazelli. Essa variedade é destinada à produção de grãos para alimentação e comercialização.
Para a produção de sementes básicas de feijão caupi foram adquiridas 116 toneladas da variedade BR-3 Tracuateua, da Embrapa de Imperatriz, no Maranhão, que recebeu R$ 500 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o plantio.

EDITAL - A Sagri encerrou na última sexta, 14, o período para os produtores familiares do Pará participarem do Edital de Credenciamento de Distribuição de Sementes para o plantio da safra 2010 de feijão caupi. O Edital é inédito no Pará e visa formar um banco de semente em cada município, para tornar os produtores auto suficientes em sementes selecionadas, reduzir a compra pela Sagri e não comprometer o calendário agrícola. A meta é produzir no mínimo mil toneladas de sementes para 2011.

Os produtores também receberão adubo e fertilizantes, mas terão de buscar assistência técnica da prefeitura, da Emater ou da rede não estatal para garantir o plantio. O grande desafio ainda é o armazenamento, que deveria ser em galpões climatizados, mas os agricultores ainda armazenam a produção em tonéis, latões ou garrafas pet.

Até junho deverá sair o edital relativo às culturas de milho e arroz para o plantio em janeiro de 2011. Para isso, a Sagri está fazendo um levantamento das demandas e necessidades dos produtores no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário