sexta-feira, 30 de abril de 2010

70 anos do salário mínimo e um registro positivo de quase 7 mil postos de trabalho no mercado formal de trabalho. PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES E

70 anos do mínimo. Se nós pegarmos à história do Brasil, tivemos dois grandes momentos em se tratando de salário mínimo. O primeiro foi quando Getulio Vargas institucionalizou o salário mínimo e isso no ponto de vista da história do Brasil tem que se valorizado e tem que ser reconhecido como um grande fato na história da classe trabalhadora brasileira. E para mim o grande segundo momento já foi agora no governo do presidente Lula onde nós atingimos o maior patamar no ponto de vista do poder aquisitivo de bens com este salário mínimo. Eu nunca esqueço que no meu tempo de sindicalista a grande luta era para que o salário mínimo chegasse a 100 dólares e nós já ultrapassamos com muita folga isto. Isso se deve, na minha opinião, a estabilidade do país, ao avanço que o nosso país caminha para estar entre as melhores economias do mundo. Temos que comemorar sim tanto a criação do salário mínimo quanto a capacidade de compra da classe trabalhadora.

Quase 7 mil postos de trabalho no primeiro trimestre. Eu não só esperava este avanço – o melhor desempenho da década - como afirmo que nós vamos continuar crescendo na geração de emprego no nosso estado. Isso nós podemos dizer que é pelo bom momento que o nosso país vive. Mas também um bom momento que o Estado do Pará vive por que nós temos, por exemplo, no conjunto de obras de infraestrutura pública uma grande fonte de geração de emprego no nosso estado. Por outro lado, nós temos um conjunto de políticas de governo, que são política indutoras do desenvolvimento e portanto, mexe na economia do nosso Estado e essas políticas públicas ajudam em uma reação do processo produtivo de forma favorável e como uma conseqüência a geração de emprego e como tenho uma avaliação que tanto a estabilidade do país vai permanecer como o Brasil vai continuar crescendo e o Estado do Pará vai ter muito mais obras em curso e mais investimento e estabilidade ambiental e fundiária. E vamos ter mais resultados positivos na geração do processo produtivo e portanto uma expectativa positiva para geração de novos empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário