quarta-feira, 20 de maio de 2015

NA LUTA PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO PARÁ

MOVIMENTO GRITO DA TERRA PARÁ REÚNE REPRESENTANTES DE MAIS DE 25 MUNICÍPIOS DO ESTADO NO INCRA EM BELÉM



Hoje (20), pela manhã, estive no Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA/PA), participando do "Grito da Terra Pará", apoiando os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Estranho seria não estar apoiando os agricultores de Belo Monte. É meu papel político representar este segmento.

A categoria dos trabalhadores reivindicam políticas públicas para mulheres do campo e reforma agrária. Foi aberta uma mesa de negociação com os representantes da Eletronorte, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, para pedir a agilidade de alguns projetos.

Na pauta de negociações estão o reconhecimento dos Governos Estadual e Federal da importância da agricultura familiar na produção de alimentos  saudáveis para a população brasileira; a descentralização de recursos para a garantia de financiamentos agrícolas, assistência técnica, criação de assentamentos, construção e recuperação de estradas vicinais.

Principalmente, busca-se avanços na liberação de recursos para a construção das casas do Programa Minha Casa Minha Vida na área rural e a universalização do programa "Luz para Todos" nos assentamentos de reforma agrária no Estado, além do repasse de verbas pelo governo federal de mais R$ 150 milhões. Valor este que deve garantir investimentos em infraestrutura para a construção de estradas e pontes, perfuração de poços e portos e da assistência técnica e extensão rural para as famílias que moram em assentamentos no Pará.

O "Grito da Terra Pará" acontece paralelamente à 21ª edição do "Grito da Terra Brasil" , promovido em todo o país pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O evento se iniciou na segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (22), em mais de 15 estados do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário