EVENTO REUNIU MAIS DE 300 PESSOAS
DE 26 MUNICÍPIOS DO PARÁ
A Audiência
Pública sobre a Pedagogia da Alternância no estado do Pará realizada, na última
quarta-feira (6), teve um saldo positivo, segundo o Deputado Airton Faleiro,
proponente da audiência. "Finalizamos o evento de hoje com o saldo
positivo: atingimos o nosso objetivo que é o de propagandear a pedagogia da
alternância no Pará e, além disso, saímos daqui com encaminhamentos
importantes, como o compromisso da Alepa em agendar um reunião entre a SEDUC e
as Casas Familiares Rurais para tratar da renovação dos convênios com o Governo
do Estado e; a criação de um grupo de trabalho que institua a inscrição dos
técnicos no CREA." O evento reuniu
mais de 300 pessoas de 26 municípios, no auditório João Batista, na Assembleia
Legislativa do Pará - Alepa.
O
Deputado Airton Faleiro destacou a importância do projeto de lei, apresentado
por ele a pedido das organizações sociais representantes da Pedagogia da
Alternância. O projeto visa incluir de forma permanente o ensino da Pedagogia
da Alternância como diretriz da Política Estadual de Educação do Pará. "Compreendemos
a extrema importância deste projeto para a qualidade de ensino em todas as
regiões do estado, na garantia que os jovens permaneçam nas suas propriedades,
fazendo melhoramento nas técnicas de trabalho da agricultura familiar e levando
desenvolvimento para todo o Pará."
Faleiro destacou ainda, que a aprovação deste projeto de lei está ligado
também a possibilidade de adequação dessas entidades aos Programas Federais que
tratam desse tema, como o PRONACAMPO e PRONATEC, dentre outros.
O presidente
da Associação das Casas Familiares Rurais - ARCARFAR Agnaldo Oliveira explicou
que o Pará é o estado que tem o maior número de casas rurais na Amazônia.
"Atualmente temos 29 casas funcionando em todo o estado. São atendidos
aproximadamente 3000 jovens. Mais de 1700 alunos já estão formados. Destes, 25%
tiveram acesso à universidade pública." , explicou Agnaldo. E um exemplo
dessa estatística é o caso de Taísa Kalazans Lameira da Silva, de
Castanhalzinho. Ela foi a primeira aluna do campo, negra, quilombola, aprovada
em é medicina, pela Universidade Federal de Tocantins.
A
audiência pública contou com a presença do presidente da Alepa, deputado Márcio
Miranda, que destacou que antes da prática da pedagogia da alternância no
estado, "quem vivia no campo não tinha oportunidades e nem acesso ao
ensino de qualidade. Os mais jovens saiam do campo para a capital em busca de
educação formal". Os deputados Dirceu Ten Caten (PT), Lélio Costa (PCdoB), Coronel Neil (PSD), Soldado Tércio (PROS),
Scaff (PMDB) também participaram da audiência, que contou com
representantes do Ministério Público,
Secretaria de Educação do Estado, Conselho Estadual de Educação, CEPLAC, da
Fundação Viver Produzir e Preservar - FVPP, FETAGRI, Instituto Natura e de
alunos, familiares, professores e colaboradores das casas familiares rurais
Altamira, Abaetetuba, Barcarena, Senador José Porfírio, Novo Repartimento,
Moju, Placas, Uruará, Pacajás, Ourém, Santa Maria das Barreiras, Tucumã,
Ourilândia do Norte, Juruti, Porto de Moz, Cametá, Conceição do Araguaia,
Cachoeira do Arari, Tucuruí, Santarém, Belterra, Brasil Novo e Anapú.
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