quarta-feira, 8 de abril de 2015

TARIFA DE ENERGIA EM DEBATE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Sala do Ex-Presidentes da Alepa
O aumento abusivo na tarifa de energia elétrica cobrada pela Celpa foi destaque na tarde desta quarta-feira, dia 08, na Assembléia Legislativa (Alepa), que reuniu parlamentares e representantes da Secretaria da Fazenda.

O Deputado Airton Faleiro participou, no início da tarde, de uma reunião de esclarecimento sobre a cobrança do ICMS da conta de energia, com o Secretário da Fazenda (SEFA), José Barroso Tostes Neto.

Para Faleiro, os esclarecimentos da SEFA  sobre a metodologia de cálculo do ICMS da energia elétrica não foi conclusivo. "Muitas contradições precisam ser investigada,  pois os percentuais  da tributação do ICMS variam entre 25% e 38%. Se fala da legalidade da cobrança e ao mesmo tempo a OAB tem posicionamento contrário.  Por isso,  a nossa Comissão está desafiada a esclarecer estas dúvidas tanto na esfera estadual quanto na  federal, com o objetivo de diminuir a tarifa da conta de luz do consumidor", disse Faleiro.

No final da tarde, foi realizada a primeira reunião da Comissão de Estudos sobre a Tarifa de Energia Elétrica no Estado do Pará e ficou estabelecido o cronograma de ações da comissão de Estudos; os produtos da comissão - tais como: a análise dos serviços de energia elétrica fornecidos aos consumidores no Estado, assim como, a análise da base de impacto do ICMS, cobrado pelo Governo do Pará, na conta de energia em comparação aos outros estados e possíveis reduções  - e a agenda de atividades.

O Deputado Airton Faleiro, enfatiza a importância da união de todos para encontrar soluções concretas e conjuntas, não só para o Estado como também para todas regiões do Brasil. No Pará, a bancada do PT tem um Projeto de Lei que propõem a redução do ICMS da energia elétrica de 25% para 17%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário