quarta-feira, 8 de abril de 2015

DEPUTADO AIRTON FALEIRO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DA FAZENDA PARA ESCLARECER BITRIBUTAÇÃO DO ICMS FEITA PELA CELPA

Plenário Newton Miranda - Alepa
Para esclarecer o funcionamento desta tributação, chamada de cobrança "por dentro" que vem sendo operada pelo grupo Equatorial no Pará, concessionária da Celpa, o Deputado Airton Faleiro, juntamente com outros parlamentares, deve se reunir ainda hoje com o Secretário da Fazenda (SEFA), José Barroso Tostes Neto, na Alepa.

O aumento nas contas de energia no estado, uma das maiores do país, tem deixado o consumidor paraense, indignado, que amarga mais um prejuízo, além do já conhecido problema de má qualidade na prestação do serviço, essencial para toda a população.

De acordo com a Celpa, a cobrança é legal e está regulamentada no art. 13 §1º, i e ii da lei complementar 87 de 1996, bem como, art. 32 do decreto 4.676/2001. "estamos cumprindo rigorosamente as legislações tributárias e regulatórias aplicáveis sobre o faturamento dos tributos, efetuando os devidos repasses às autoridades competentes", explicou Augusto Dantas, diretor comercial da distribuidora , conforme matéria publicada pelo jornal O Liberal de hoje (08).

No entanto, o fato é que a Celpa faz o cálculo do ICMS em cima não apenas do consumo, mas do valor gerado a partir de outros tributos, como o CONFINS e PIS. Desta forma, a tributação é feita duas vezes. Isso significa que o paraense paga IMPOSTO SOBRE IMPOSTO, pois a base de cálculo utilizada pela Celpa para recolher o ICMS na conta de energia é sobre um montante que já inclui valores cobrados de outros tributos, como os mencionados anteriormente. E mais uma vez quem paga a conta é o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário